5 carros aclamados e respeitados desde sua criação! Parte I

carros aclamados

Saiba quais são os 5 modelos de carros aclamados que duram uma ou mais gerações e perduram as décadas em que nos acostumamos com um carro que fica conectado à grade por muito tempo.

Aliás, o Brasil é quase campeão quando se trata de carros que está há mais tempo na linha de montagem.

Há aqueles que se perpetuam por meio de conversões na mesma geração, ou aqueles que mantêm o nome e se consolidam em seus segmentos com diferentes plataformas – como é o caso de outros países.

Ambos os exemplos estão faltando em nosso mercado não, sendo assim desde carros duradouros que começaram o milénio com a mesma base e só recentemente foram descontinuados.

À carros que surgiram no século passado, mas ainda estão lá, sólidos e fortes, também com arquiteturas diferentes e designs atualizados.

5 – Volkswagen Gol, um dos carros mais antigos da linha, mas sempre aclamados!

O carro mais vendido do país em todos os tempos, já vendeu 7 milhões de unidades desde 1980, quando nasceu como parte do projeto BX.

Tinha os mais diversos kits mecânicos, versões de upgrade, séries limitadas e foi o carro mais licenciado do mercado por 26 anos seguidos.

Curiosamente, segundo a Fenabrave, o Hatch foi o carro de passeio mais registrado em junho de 2022, justamente quando já ensaiava sua partida.

Desde o início do ano é comercializado apenas em versão única com motor de três cilindros e vive mais das vendas diretas.

Aliás, o desempenho de junho deve-se ao atraso nos pedidos de frotas das locadoras. O Pólo Track para preencher o papel de carro mais barato da marca no país.

4 – Toyota Corolla, carros aclamados e estilosos!

O Corolla é um dos carros mais vendidos do mundo e no Brasil não é diferente.

As marcas japonesas consagradas sedãs de médio porte chegaram ao país em 1992 em sua sétima geração como uma das primeiras importações da Toyota.

A primeira a ser produzida aqui foi destinada para a próxima fase em 1998, que marcou o início das obras na planta de Indaiatuba (SP).

Era o Corolla com faróis ovais e nem com o mundo nem com os brasileiros, tanto que mudou em 2002.

Seguiram-se novas gerações: 2008, e 2014, mais recentemente, 2019, quando se tornou o primeiro híbrido flex-fuel do mundo. Ele governa hoje absoluto e sozinho na divisão dos médios.

3 – Honda Civic

Falar sobre o Corolla e não falar sobre o Civic quase vence os haters de plantão.

Também porque a Honda é outro carro durável no mundo. Introduzido no Brasil em 1992, também como um dos primeiros carros importados pela marca Japa, já possui seis gerações em nosso mercado, sendo cinco produzidas em Sumaré (SP).

Depois de mais de 700.000 unidades produzidas, diferentes motores e versões, algumas variantes Targa, Coupé e Hatch e a boa reputação da marca que o carregou por toda a vida, o Civic se despediu no final de 2021 em seu décima geração mundial.

Ele voltará aqui apenas no ano que vem, em sua 11ª geração, importado na tão esperada versão esportivo Type-R e na variante híbrida.

Veja também é grátis e você pode se apaixonar!

Listamos os melhores e mais completos carros com teto solar abaixo de 60 mil, confira.

Tiguan 2023: Volkswagen vem com tudo neste lançamento e promete muita potência!

Conheça os super carros dos jogadores do Flamengo!

Chevrolet S10

A primeira picape brasileira de médio porte chegou em 1995 com uma Isuzu Hombre na frente e motor Omega.

Graças ao design, ao tamanho intermediário que o posicionou entre o compacto e o grande D20, e o suporte de centenas de concessionária Chevrolet no Brasil, o S10 logo se tornou o líder de muitas picapes.

Com cabines simples, longas e duplas, motores a diesel e gasolina e diversas variantes de equipamentos, a primeira geração do S10 é há anos o mais vendido em seu segmento.

Depois do restyling habitual, em 2012 recebeu uma nova geração, desta vez inspirada no Colorado norte-americano.

Recentemente, as versões Flex perderam, disputando sobretudo com a Toyota Hilux a liderança da categoria.

2 – Fiat Uno

Em 1984 o Uno marcou uma mudança de paradigma no segmento de compactos, sendo um dos carros mais aclamados.

Projeto global da marca italiana, embora aqui tenha sido utilizada a plataforma 147, o hatch logo se destacou por sua mecânica robusta e econômica.

Além de espaço interno bem aproveitado, aerodinâmica e ótimas soluções ergonômicas, principalmente para o motorista.

Ele foi o principal adversário dos Gols durante anos, teve versões esportivas icônicas e foi pioneiro nas populares da década de 1990 quando introduziu um motor 1.0 com o IPI mais baixo em mente.

O compacto permaneceu renomeado Mille mesmo após a chegada de duas gerações do Palio (teoricamente seu sucessor), sempre como porta de entrada da marca para o Brasil, e continuou existindo com uma segunda geração.

 A Fiat lançou um novo Uno, especialmente projetado no Brasil, com um estilo quadrado que distinguiu assim as vendas nos primeiros anos.

O primeiro estava a caminho em 2014, enquanto a produção do segundo terminou no final de 2021.

Juntos então, eles têm uma história de 37 anos e 4,4 milhões de unidades produzidas.

1 – Ford EcoSport

Em 2003, o segundo carro do projeto Amazon salvou a Ford (pelo menos naquele momento) do Brasil e mudou o conceito do utilitário esportivo em todo o mundo.

Assumidamente urbano e baseado no Fiesta, o EcoSport chegou como um SUV para a cidade, sem pretensão piegas e por quase metade do preço do Jeep mais barato da época (o Mitsubishi TR4).

Foi um sucesso estrondoso e aqueles que pensavam que era uma moda passageira se saíram mal.

O Eco dominou o mercado por 10 anos, apoiando as operações da Ford no Brasil, ganhando uma nova geração em 2013 e mostrando o caminho que o setor percorreu a partir de então.

Ademais o seu domínio só começou a desmoronar quando a concorrência começou a investir em verdadeiros SUVs urbanos, mas não deixa de estar entre os carros mais aclamados.

O EcoSport, que tinha versões 1.0, 1.6 e 2.0 sobrealimentadas mecanicamente, várias configurações e até uma variante 4×4 – que acabou ficando sem sentido no Brasil.

Ele se despediu em janeiro de 2021, quando a Ford decidiu parar de fabricar aqui, mas foi um dos carros mais duráveis ​​e mais vendidos deste século: com o passar de quase 20 anos foram realizadas a venda de mais de 1,2 milhão de unidades.

Gostou, afinal? Então veja também!

Confira os principais carros sedan da Volkswagen!

Já ouviu falar na Luz de Rodagem diurna (LRD), veja agora!

Conheça o carro mais rápido do mundo: Rolls Royce Boat Tail!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e além disso ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário