5 Melhores dicas para a manutenção do seu carro

dicas para a manutenção

Os carros são um grande investimento e você precisa mantê-los bem, para mantê-los funcionando sem problemas e para isso, separamos algumas dicas importantes na manutenção da sua máquina!

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer é, a manutenção do carro.

Confira a seguir as principais dicas para você.

1 – Chuva? Já verificou as palhetas do limpador?

Bom, depois de um longo período de seca em várias regiões do país, a chuva começa a aparecer.

E pensando nessa mudança climática, a manutenção do carro deve levar em consideração as palhetas do limpador de para-brisa e vidro traseiro, no caso de hatches e SUVs.

Parados há muito tempo, ficam expostas ao acúmulo de poeira e altas temperaturas quando expostas ao sol, as palhetas tendem a ressecar.

E quando isso acontece, eles perdem a capacidade de remover adequadamente a água da chuva que escorre pela janela do carro, obscurecendo assim a visibilidade.

Quando você estiver preocupado com a manutenção do carro, lembre-se que as palhetas em geral podem ter uma vida útil de um a dois anos.

Alguns são feitos de silicone e podem durar um pouco mais e são menos agressivos ao vidro, mas o importante é ver se as pás do seu carro ainda conseguem remover a água da chuva com eficiência.

Se não, é hora de mudar e aproveite também para encher o tanque de pulverização do limpador e aproveitas estas dicas de manutenção!

2 – Evite deixar peso desnecessário no carro

Se você é do tipo que joga coisas no carro e lá estão elas, é melhor repensar seus conceitos!

Tem gente que deixam sapatos, roupas, equipamentos de ginástica, ferramentas sem uso, garrafas plásticas para reabastecimento de emergência e outros itens que só servem como peso morto e dão uma aparência ruim ao carro.

 Algumas pessoas deixam tantas coisas dentro o porta-malas que eles têm dificuldade em encontrar espaço para sua bagagem quando precisam usá-la.

Pois saiba que todo aquele peso desnecessário, ainda que um pouco, contribui para aumentar o consumo de combustível do carro.

Pode parecer bobagem, mas em tempos de preços altos da gasolina e do etanol, toda economia conta.

Economia e tecnologia é a grande aposta do novo nissan kicks 2023, para ser o SUV mais vendido.

3 – A calibração dos pneus é parte fundamental da manutenção do carro

Pode parecer bobagem para muitos, mas há pessoas que raramente pensam em calibrar os pneus do carro e essa é uma das dicas de manutenção de ouro!

Ele vai ao posto de gasolina para abastecer, mas tem preguiça de investir alguns minutos para verificar a pressão do ar nos pneus.

Resultado: pneus não calibrados, geralmente furados, direção pesada, desgaste irregular da banda de rodagem e aumento do consumo de combustível.

Em outras palavras, você não investiu na manutenção do carro e perdeu dinheiro!

Esses são alguns problemas que podem surgir se você esquecer-se de calibrar os pneus do seu carro.

Segundo a fabricante Continental, os pneus devem ser calibrados semanalmente, preferencialmente a frio ou após no máximo três quilômetros.

E para manter o carro adequadamente neste caso, basta seguir as instruções do fabricante e manter a pressão especificada no manual do proprietário do veículo ou na tampa de abastecimento.

De acordo com a Continental, se a pressão do pneu for 3,0 libras ( ou psi) menor do que a economia de combustível recomendada pelas montadoras pode aumentar em até 2%.

Na prática, um veículo que percorre cerca de 30.000 quilômetros por ano com pneus com a pressão dos pneus abaixo da pressão especificada pelo fabricante do carro perde a quantidade equivalente a um tanque de combustível de 55 litros.

Bônus – para a manutenção do seu carro

Segurar o carro na embreagem – acelerador  em uma subida é bom?

dicas de manutenção

Acionar o pedal da embreagem e do acelerador em uma subida para manter o veículo parado é um exercício que exige habilidade que muitos motoristas se orgulham.

No entanto, se você faz isso com frequência, pode indo separando suas reservas.

Pois neste caso, há muito deslizamento no contato entre o platô e o disco, o que levará a um desgaste muito prematuro, reduzindo significativamente a vida útil das peças.

O ideal é usar o freio de mão na subida antes de dar partida no veículo. Isso não só economiza em componentes de acoplamento, mas também aumenta a segurança.

4 – Realizar a troca de óleo conforme as recomendações do fabricante e é uma das dicas de manutenção

O pesadelo dos mecânicos, conheça os carros que mecânicos odeiam.

Você pode até se irritar com o frentista que insiste em checar o nível do óleo do motor toda vez que você abastece.

É verdade que alguns fazem uma checagem duvidosa e acabam convencendo o dono do carro a comprar pelo menos um litro de lubrificante, muitas vezes desnecessariamente.

No entanto, isso não significa que o nível de óleo do motor do seu carro não deve ser verificado regularmente e é um item básico para manutenção do carro.

O que não pode acontecer é dirigir o carro com o nível de óleo baixo porque o lubrificante não atinge as partes superiores do motor, o que causa desgaste nos componentes internos.

E se assim se manter, pode até derreter o motor e aí o estrago é grande e leve-o à oficina para que um profissional faça a manutenção do carro.

Alguns fabricantes recomendam uma troca de óleo a cada 10.000 quilômetros ou anualmente.

No entanto, se o lubrificante for mineral ou semissintético, a troca pode ser a cada cinco mil quilômetros ou seis meses, principalmente em veículos que trafegam em condições difíceis.

5 – O sistema de arrefecimento

Algumas pessoas não prestam atenção nas luzes e medidores do painel, mas todos trazem informações importantes e um deles é o medidor de temperatura do motor, que pode variar de 80 a 100 graus.

É importante saber que o ponteiro do marcador não deve atingir a faixa vermelha, o que já indicaria superaquecimento e consequentemente danos sérios.

Para evitar esse tipo de problema na manutenção do veículo, é necessário atentar para os cuidados com o sistema de arrefecimento do motor.

Ele é responsável por manter a temperatura da rotação dentro dos padrões recomendados e utiliza um fluido especial para promover a troca de calor.

Por isso, não basta encher o depósito do radiador com água com essas dicas de manutenção!

Manutenção do carro está cada vez mais caro ? Entenda.

Gostou, afinal? Então veja também!

5 piores fabricantes de carro em suporte ao cliente, pelo Reclame aqui!

Real Madrid & BMW: Carros elétricos a disposição dos jogadores

Buggy elétrico Off-Road da Dacia promete ser inovação no mercado

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário