A cor do carro influencia na temperatura?

Será que a cor do carro pode influenciar em sua temperatura interna e no consumo de combustível? Confira a seguir se a cor do carro influencia na temperatura!

A Cor do carro influencia na temperatura ?

Com essa onda de calor que tem feito em nosso país, muitas pessoas correm de roupas pretas para não ter a sensação de mais calor, correto?

A cor do carro influencia na temperatura

E no carro não seria diferente, a cor também pode influenciar na temperatura interna sim. 

Um fato é de que carros mais claros quando em contato com o sol, absorvem menos calor. E a explicação para o carro escuro ficar bem mais quente que o claro é simples, o nível de absorção e reflexo de luz solar varia de acordo com a tonalidade da cor.

Um carro branco exposto ao sol absorve em torno de 20% de radiação solar, já o preto absorve em torno de 95% ou mais nas mesmas condições.

Então, a temperatura interna entre o carro branco e o preto pode ter a diferença de 10° graus.

Outro ponto negativo de um carro preto ou azul, é o consumo de combustível. Imagina aquele carro estacionado em um calor de 40°, assim que você entra nele a primeira coisa é jogar o ar condicionado nas alturas. Com isso, o consumo de combustível aumenta em relação a um carro claro, com um interior mais frio e com o ar condicionado mais baixo.

Sendo assim, o veredito é ?

Então, se você quer associar economia de combustível e cor na hora comprar o seu carro, a dica é: escolha carros mais claros como branco, amarelo, prata. Pois a cor do carro influencia na temperatura, vale até conferir.

Você que já tem o carro com cores mais escuras, já notou que parece ser ainda mais quente que os demais? Está aí a explicação para essa curiosidade.

Então, aproveite e veja também…

Os carros mais caros vendidos no Brasil!

A verdadeira função da buzina!

Os carros mais luxuosos do mundo!

A coleção de carros do CR7!

Os acessórios que você não pode usar no carro!

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário