A partir de quanto tempo de vida que um automóvel não paga mais IPVA? Confira aqui.

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), é um imposto que incide para todos os veículos automotivos anualmente. Por se tratar de um imposto estadual, cabe aos estados tributarem a alíquota, que é a porcentagem variada sobre uma quantia em dinheiro, que é o caso do automóvel, ou seja: quanto mais caro for o carro, ônibus, caminhão; mais caro é o IPVA.

Mas, há um fator importante que muitos já sabem: O tempo vai passando, o carro envelhecendo, e assim, não é mais necessário pagar o imposto. E isso é bom caso o condutor queira manter aquele carro antigo, porém querido por ele, ou até mesmo não queira se desfazer do carro, e assim, uma economia.

Porém, para cada estado, há uma regra a partir de quantos anos o carro não paga mais IPVA. Vamos conferir?

10 anos de Fabricação:

Nos estados do Acre, Rio Grande do Norte e Roraima ficam isentos do IPVA os carros com 10 anos de fabricação. Carros como a Uno Vivace, Way, um Palio 2010, Blaze 2010 já estão isentos por exemplo.

15 anos de Fabricação:

E a partir desse tempo, temos o estado mais conhecido por isso, que é o Rio de Janeiro, mas temos uma boa parcela do país que aderiu a esse tempo, como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Se você tem aquele famoso Gol “bolinha”, ou um Fox 2007, e até o fora de linha Idea, já está isento.

20 anos de fabricação:

Pelos estados de São Paulo, Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul, o tempo de contribuição aqui é maior. Ou seja, o carro deve ser bem mais antigo. O que quer dizer que aquele Audi A3, o Zafira ou o elegante Chrysler PT Cruiser, para quem tem esses veículos, não precisam pagar mais impostos.

E por fim, o último estado que exige maior tempo de fabricação para isenção de impostos:

SANTA CATARINA!

Sim, neste estado, a regra é inalterada e não é relativa, como nos demais estados. Por lá, os carros fabricados até 1985, não pagam mais IPVA. Ou seja, se você tem, por exemplo  Ford Jeep CJ-5 1975, Jaguar XJ6 1983, Toyota Bandeirante 1981, não precisa pagar nada. Mas são raros os colecionadores de carros tão clássicos, não é mesmo?

Por último, posso dizer que antes da matéria, acreditava ser 15 anos para todos os estados, e é triste ver, que ainda no Brasil, existem alguns estados muito burocráticos com coisas tão simples.

Veja também!

Venha confira a nave híbrida de 150 mil reais que o Hulk ganhou na final da Supercopa.

Conheça o Audi Q3 um SUV de cair o queixo, mas acredite vale a pena.

Saiba como proteger seu carro de alagamentos!

Assim, de forma aparentemente repentina chegam os carros elétricos. Confira!

Então deseja ler mais sobre assuntos do mundo automotivo e ficar por dentro das novidades?

Portanto faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário