Alpine A110: Incomparável carro esportivo elétrico de até 242 CV.

Alpine A110 ganha versão ainda mais esportiva e chega aos 300 cv | Quatro  Rodas

O Alpine A110 E-Ternité tem 242 cv e oferece uma versão elétrica do carro esportivo!

Desempenho e acabamento praticamente não mudam em relação ao modelo a gasolina, diz a marca.

A Alpine, divisão de esporte e desempenho da Renault, também está se preparando para seguir as políticas do grupo e entrar na era da eletrificação.

Prova disso é o estudo A110 E-Ternité, que antecipa a versão totalmente elétrica do carro esportivo da marca. A estreia pública acontece neste fim de semana no GP da França de Fórmula 1.

Segundo a Alpine, os engenheiros de projeto trabalharam com o objetivo de tornar o A110 E-Ternité praticamente idêntico ao modelo tradicional movido a gasolina em termos de dinamismo e desempenho.

A ideia era manter as características gerais reconhecidas do carro atual sem incentivar grandes quebras.

Muito se especulou quanto ao seu conjunto ser como o da Renault Mégane, o que é realidade pois o conjunto é exatamente a mesmo presente no Renault Mégane E-Tech.

Honda impressiona com motor híbrido no novo Civic 2023, 25km por litro e um designer incrível, assista o vídeo rápido que separamos para você!

Alpine A110: O esportivo elétrico de até 242 CV

Foram feitas alterações apenas nos módulos para otimizar a distribuição de peso na carroceria e manter a dinâmica do A110 convencional.

No geral, o E-Ternité é 258 kg mais pesado que seu irmão a gás, chegando a 1.378 kg (em futuras atualizações, a Renault diz que reduzirá o peso para 1.320 kg).

O motor elétrico entrega potência total de 242 cv e torque de 30,6 kgfm de torque, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e atingindo no máximo 250 km/h.

Para comparação: dependendo da versão, o motor a gasolina A110 entrega 252 cv ou 300 cv, acelera em 4,4 a 4,2 segundos e atinge velocidades máximas de 260 km/h ou 280 km/h.

Números muito apertados, apesar do peso extra, assim a autonomia é de 420 km contra 550 km do A110 com o tanque cheio.

O Fiat uno 2023 volta em grande estilo! Como SUV, será o maior vilão do segmento que mais cresce no país.

A introdução do motor elétrico na traseira levou a Alpine a trocar a caixa de câmbio.

Assim, em vez da caixa original de dupla embreagem de 7 velocidades, utilizou-se uma nova, mais compacta e mais leve.

Além disso, o fabricante revisou toda a eletrônica para adaptá-la à presença da bateria e aos novos modos de direção.

Parte de entretenimento e todo o trem de força pode ser constantemente aprimorado com atualizações remotas.

CUIDADO COM A MULTA! Farol sempre acesso não mais, conheça as luz de rodagem diurna (DRL).

Isto pois seu desenvolvimento de software gerencia toda a parte de entretenimento.

Com teto feito em fibra de carbono reciclada destaca-se visualmente e pode ser removido para uma experiência de condução ainda mais intensa.

Ademais a versão de produção deve ter lançamento em 2026!

Gostou, então veja também:

Gustavo Lima e sua giantesca coleção de carros que ostenta sua fortuna!

Saiba o carro à comprar com teto solar de até 50 mil reais!

Veja agora os selecionados carros sedan da Renault!

E então, deseja ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Portanto faça parte do nosso grupo do Facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário