Calhambeque: Descubra o que é e sua importante história no Brasil

Calhambeque

O termo “Calhambeque” pode ter diversos significados no Brasil e no Mundo, por exemplo, em Portugal, essa palavra se usa para se referir a uma embarcação costeira pequena, todavia, com o tempo, essa palavra ganhou uma nova referência: a classe de automóveis.

Os diversos significados da palavra Calhambeque

Como foi dito acima, o termo Calhambeque já ganhou diversos significados, todavia, desde a década de 30, essa palavra se referia aos modelos de carros que tiveram produção na época pela indústria automobilística.

Sendo assim, esse termo pode ser usado de forma carinhosa ou depreciativa, por exemplo, antes, os carros que se chamavam de Calhambeque eram mais antigos ou estavam em mau estado.

No entanto, o carro Calhambeque original é aquele que pode ser identificado por suas capotas altas ou lona, rodas raiadas de madeira e estribos largos.

Outras características comuns desses modelos são os seus pneus delgados feitos de borracha e radiador na parte externa, à mostra.

Com o tempo, esse modelo ganhou faróis muito grandes, a carbureto, e os bancos inteiriços.

Esses são carros inconfundíveis, pois marcaram toda uma época e tem menção em todos os filmes que se passam em outro momento da história.

A presença dos carros Calhambeque no Brasil

No Brasil, até hoje existem carros Calhambeque aqui no Brasil, tanto nos estúdios como na garagem de colecionadores e amantes desse universo.

Com o passar do tempo, esses veículos ficam cada vez mais populares, devido à evolução que eles representam até hoje.

Inclusive, no Brasil, podemos encontramos diversos clubes de carro desse tipo espalhados pelos estados e cidades.

A maioria desses clubes possui filiação à FBVA, Federação Brasileira de Veículos Antigos. Além disso, é interessante destacar que a FBVA é membro da FIVA, a Federação Internacional de Veículos Antigos.

Fatos curiosos sobre os carros do tipo Calhambeque

Por fim, trouxemos alguns fatores curiosos e interessantes sobre os carros do tipo Calhambeque. Por exemplo, você sabia que o Ford T é o principal carro Calhambeque já produzido no mundo?

Isso porque esse modelo teve cerca de 15 milhões de unidades comercializadas no período de 1908 a 1927.

Outra curiosidade é que os brasileiros foram responsáveis por criarem o termo “neologismo antigomobilismo”.

Essa expressão se refere à coleção de veículos ou carros mais antigos. Inclusive, essa prática tem crescido cada vez mais no país e no mundo.

E por último a última curiosidade que trouxemos se refere aos carros Calhambeque e ao grande rei da música popular brasileira, Roberto Carlos.

O cantor lançou a música com o nome de “O Calhambeque”, no seu álbum: É Proibido Fumar, essa música foi feita como uma forma de homenagear o Calhambeque do músico.

Gostou deste artigo? Então veja também:

Entre 20 e 40 mil, estes são os carros mais completos em 2022!

Bugatti do Cristiano Ronaldo tem inicío de produção e modelo custa R$42 Milhões

Carros únicos e raros, conheça a lista de carros que tem apenas uma unidade!

Ferrari cumpre o desejo de um único cliente e projeta a Ferrari SP48!

Ferrari SUV Purosangue é confirmada com motor V12!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e decerto troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário