Calibrar pouco o Pneu, saiba o que fazer?

calibrar pouco

A calibragem de pneus com certeza está entre as práticas mais relevantes dentro da gestão de pneus, mas tenha cuidade se calibrar pouco o pneu!

Se você deseja entender o motivo disso, continue com a leitura, pois, no geral, com uma calibragem inadequada, ela aumenta o consumo de combustível, por exemplo.

A segurança do seu veículo na estrada, tanto para o condutor como para o veículo, é o principal fator que justifica a pressão correta dos pneus.

No entanto, esse é somente um dos fatores dentre os mais variados que agregam a importância da calibragem de pneus em veículos.

Qual o momento exato que deve ser feita a calibragem de pneus?

A primeira dúvida que surge no tema de calibragem é o momento exato em que deve ser realizada a prática de verificação da pressão dos pneus.

A priori, destaca-se que nem todo o carro possui um sistema de monitoramento de pressão, logo, não é possível saber ou ver quando a calibragem é necessária.

Isso significa que é necessário realizar alguns testes para que você confira a pressão dos pneus de maneira regular.

Em suma, saiba que o enchimento de pneus precisa ser realiza, ao menos, em um intervalo de 15 dias.

Entretanto, o que determina a necessidade de calibragem ou não é a verificação de pneus, sendo realizada de acordo com o calendário do seu carro.

Analisamos a Toyota etios 2022. Dividimos opinião sobre seu desempenho e designer, confira os motivos.

Baixa e alta pressão do pneu ao calibrar pouco

No momento em que a pressão está baixa, isso indica que falta ar nos pneus, ou seja, os pneus estão murchos ou com a calibragem desregulada.

Nesse cenário, os prejuízos podem ser de aumento no consumo de combustível e até mesmo perda de peças e componentes do pneu.

Aqui, o indicado é que você confira o nível de pressão que deve ser calibrado o pneu e encha até chegar a esse número.

Por outro lado, temos a pressão alta, que significa que a calibragem está acima do que realmente era necessário.

Assim, encher os pneus além do indicado pode acarretar em alguns prejuízos e problemas na estrada.

A exemplo da deterioração acelerada da banda de rodagem e maior probabilidade de furos e cortes na estrada.

Marea meme –  Entenda porque o Fiat marea é um meme hojte em dia. E confira os melhores memes.

Prejuízos ao calibrar pouco o seu pneu

Como vimos, conferir os pneus e calibragem deles no seu carro é uma prática extremamente relevante, caso contrário, você está sujeito a alguns dos prejuízos que incluem as seguintes situações:

  • Aumento no consumo de combustível;
  • Aumentar a distância de frenagem;
  • Sensação de desconforto ao estar na direção;
  • Perder o equilíbrio do veículo em curvas;
  • Diminuir a vida útil da suspensão e da caixa de direção; e
  • Reduzir a vida útil do pneu em até 20%.

Não deixe de calibrar corretamente os pneus do seu carro, a fim de evitar prejuízos e problemas muito maiores.

Gostou, afinal? Então veja também!

Lamborghini Egoísta é o esportivo de luxo exclusivo para quem tem personalidade

Chevolet Bolt EV: O mais popular fabricante chega ao Brasil

Novos carros elétricos para o Brasil: Veículos em 2023, viram pela Seres Motors

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário