Carro automático pega no tranco? Saiba o que fazer em casos de problemas em seu veículo automático.

‘’O grande problema do carro automático é que não tem jeito de fazê-lo funcionar no tranco, empurrando.’’ Bom, com certeza você já ouviu essas e outras falácias em oficinas, ruas e até roda de amigos.

Continua após a publicidade..

Esse é um questionamento para uns e afirmação para outros, mas afinal, se a bateria do veículo automático se esgotar, o que podemos fazer para ligar o motor? 

Será que se jogarmos na ladeira abaixo apertando a embreagem, engatando a segunda ou a terceira marcha e lá pelos 20 km/h tirar o pé da embreagem, irá funcionar como nos carros com câmbio manual?

Continua após a publicidade..

Bom, é isso que iremos explicar agora.

Quando a bateria de  um carro automático descarrega, é preciso logo fazer uma chupeta ou até mesmo efetuar a troca da bateria.

Mas tudo isso tem um motivo, nos carros elétricos existe entre a caixa e o motor um conversor de torque.

O conversor de torque podemos dizer que tem a mesma função da embreagem nos carros com câmbio manual, conectando assim, a caixa ao motor como já conhecemos.

Por que não podemos ligar o carro automático no tranco?

O conversor de torque o qual mencionamos acima, ele só funciona com o motor ligado, pois sua função é quem faz o hidráulico do conversor de torque funcionar.

Caso joguemos um veículo de câmbio automático ladeira abaixo, independente de sua velocidade, o motor estará sempre parado e somente as caixas rodando junto com as rodas.

Mas e o conversor de torque? Também estará 100% parado. Dessa forma, não é possível acionar o motor e ligar o veículo.

Conclusão

Então tal falácia que citamos no início do artigo, é verdadeira. E não, não é possível ligar um veículo automático no tranco. Você sabia disso? Compartilhe.

Então veja também!

Você sabia que não são todos os carros que podem ter reboque. Veja qual pode!

Saiba qual o valor máximo de uma multa atualmente. Com certeza vai te surpreender!

Conheça o SUV da Nissan o Kicks 2022 um Crossover de tirar o chapéu.

Deixe um comentário