Carro elétrico é 10 vezes mais eficiente que gasolina, segundo levantamento!

Elétrico x combustão: as vantagens de cada carro

A conta considera a eficiência energética média dos carros vendidos no país que participam do programa de rotulagem veicular do Inmetros, por fim, o carro elétrico é mais eficiente.

Para alguns especialistas, a melhor forma de calcular as emissões de um carro é somar os gases que o veículo emite pelo escapamento.

Isto mais o impacto que a produção de sua combustível causa no meio ambiente, assim a equação é chamada da fonte para a roda.

Outro ponto é que o mesmo modelo de carro pode dar resultados diferentes dependendo do mercado. Essas oscilações são causadas por oscilações, inclusive da matriz energética do país.

No Brasil, por exemplo, a gasolina tem até 27% de etanol em sua composição e há carros que só podem rodar com combustível vegetal.

Outro fato é que 84% da eletricidade é proveniente de fontes renováveis ​​como hídrica, solar e eólica. Tudo isso cria perspectivas diferentes para cada tecnologia de acionamento.

Cálculo do carro elétrico X gasolina

No mercado interno, o carro elétrico é a opção mais sustentável, sobretudo mais do que o carro híbrido e mais do que o flex.

Como mostra a abaixo, levando em consideração a porcentagem média de emissões de CO2 equivalente por trem de força em relação aos carros a gasolina:

  • Gasolina 100 %
  • Flex 79 %
  • Hybrid Flex 57 %
  • Electric 10 %

Os cálculos realizaram-se utilizando uma metodologia desenvolvida pela Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) que aplica a intensidade carbônica da matriz energética local.

A conta leva em consideração a eficiência energética média dos carros vendidos no País e participantes do programa de rotulagem de veículos do Inmetros.

Tudo isto comparando os resultados com um carro totalmente a gasolina.

Luiz Gustavo Moraes, gerente de regulamentações da GM América do Sul, explica em nota, que , “Dentro do conceito do poço à roda, tanto um veículo Flex quanto um híbrido trazem ganhos ambientais importantes em relação a um movido puramente a gasolina.

Já um carro elétrico é cerca de 10 vezes mais eficiente, em média, até porque é o único que consegue conciliar a eficiência do motor elétrico com a matriz energética predominantemente limpa do Brasil. Tudo isso porque o EV roda em tempo integral no modo zero emissão – nem escapamento tem”.

Gostou, afinal? Então veja também!

Conheça os incríveis carros dos jogadores do Palmeiras!

Honda Civic 2023 agora só importando, saiba mais!

Veja agora as opções mais baratas de carro com teto solar!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e além disso ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário