Carteira Digital de Trânsito vai deixar transações de compra e venda por aplicativo. Confira!

A operação da carteira digital de trânsito começou em 8 estados do país!

carteira digital de trânsito

Uma das coisas que as pessoas mais reclamam do Brasil são de como os órgãos públicos tem burocracia. Os motivos são muitos, mas a consequência sempre é a mesma: Atrasar a vida do cidadão brasileiro. Mas tem-se esperança na carteira digital de trânsito.

Continua após a publicidade..

Mas, uma vez ou outra, tem alguns programas que deixam mais fácil o dia-a-dia do brasileiro, fazendo-o evitar filas e ser mais rápido nos processos que antes seriam uma vida para resolver.

O projeto da carteira digital de trânsito foi lançado nesta quinta-feira (24/03) pelo Governo Federal

O “Venda Digital”, é uma nova função do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível tanto para IOS quanto para Android.

Continua após a publicidade..

Este deixa a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador e a comunicação automática da venda.

E, portanto, o melhor: Sem precisar de reconhecimento de firma.

O projeto também evita a necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel, e usa-se apenas a assinatura digital do gov.br e biometria facial, de acordo com o Ministério da Infraestrutura.

“Desde o início do governo temos o desafio de tornar mais simples a agenda de trânsito. Temos na carteira digital, colocando ali não só a habilitação, mas também o documento do veículo e agora a autorização de transferência da propriedade do veículo, tornando o processo mais eficiente e tornando o Estado mais próximo das necessidades do cidadão”, falou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

A notícia ruim, é que o sistema Venda Digital, não está disponível para todos os estados, apenas para o Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e em Roraima.

E como faz para usar?

Disponível para donos e futuros donos de veículos com documentos com emissão a partir de 4 de janeiro 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) trocou-se pela versão digital, a ATPV-e.

Na transação, tanto comprador, como aquele que vendeu, comunicam a venda e assinam a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo.

A transação é segura, pedindo o login na plataforma gov.br.

Depois de fazer a venda digital, o novo dono só precisa ir ao departamento de trânsito local para fazer a vistoria e a transferência do veículo.

Gostou deste artigo? Então veja também…

Confira os 5 carros mais caros das celebridades em 2022!

Dono do Tesla Model 3 usa carro para minerar Bitcoin e lucra mais 4K!

Senado aprova lei de incentivo aos carros elétricos!

Projeto de lei quer carros populares a Diesel no Brasil.

Conheça os carros dos jogares do Palmeiras agora!

Então, quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Então faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Deixe um comentário