Carteira Digital de Trânsito vai deixar transações de compra e venda por aplicativo. Confira!

A operação da carteira digital de trânsito começou em 8 estados do país!

carteira digital de trânsito

Uma das coisas que as pessoas mais reclamam do Brasil são de como os órgãos públicos tem burocracia. Os motivos são muitos, mas a consequência sempre é a mesma: Atrasar a vida do cidadão brasileiro. Mas tem-se esperança na carteira digital de trânsito.

Mas, uma vez ou outra, tem alguns programas que deixam mais fácil o dia-a-dia do brasileiro, fazendo-o evitar filas e ser mais rápido nos processos que antes seriam uma vida para resolver.

O projeto da carteira digital de trânsito foi lançado nesta quinta-feira (24/03) pelo Governo Federal

O “Venda Digital”, é uma nova função do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível tanto para IOS quanto para Android.

Este deixa a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador e a comunicação automática da venda.

E, portanto, o melhor: Sem precisar de reconhecimento de firma.

O projeto também evita a necessidade de reconhecer firma ou assinar contrato em papel, e usa-se apenas a assinatura digital do gov.br e biometria facial, de acordo com o Ministério da Infraestrutura.

“Desde o início do governo temos o desafio de tornar mais simples a agenda de trânsito. Temos na carteira digital, colocando ali não só a habilitação, mas também o documento do veículo e agora a autorização de transferência da propriedade do veículo, tornando o processo mais eficiente e tornando o Estado mais próximo das necessidades do cidadão”, falou o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

A notícia ruim, é que o sistema Venda Digital, não está disponível para todos os estados, apenas para o Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e em Roraima.

E como faz para usar?

Disponível para donos e futuros donos de veículos com documentos com emissão a partir de 4 de janeiro 2021, data em que o antigo Documento Único de Transferência (DUT) trocou-se pela versão digital, a ATPV-e.

Na transação, tanto comprador, como aquele que vendeu, comunicam a venda e assinam a autorização para a transferência de propriedade usando apenas o aplicativo.

A transação é segura, pedindo o login na plataforma gov.br.

Depois de fazer a venda digital, o novo dono só precisa ir ao departamento de trânsito local para fazer a vistoria e a transferência do veículo.

Gostou deste artigo? Então veja também…

Confira os 5 carros mais caros das celebridades em 2022!

Dono do Tesla Model 3 usa carro para minerar Bitcoin e lucra mais 4K!

Senado aprova lei de incentivo aos carros elétricos!

Projeto de lei quer carros populares a Diesel no Brasil.

Conheça os carros dos jogares do Palmeiras agora!

Então, quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Então faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

2.5/5 - (2 votes)
Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário