China avança na produção de carros elétricos.

china domina produçao de carro

1,2 milhões de carros elétricos foram vendidos na Europa em 2020, e a China domina produção de carro respondendo pela maior parte da produção destes veículos, mesmo com pouco tempo de mercado!

Continua após a publicidade..

O segundo país mais popular na produção de carros elétricos registrados na Europa no ano passado foi a China.

Esses carros representaram quase 15% dos registros de BEV (veículos movidos a bateria) em 2021, tornando-os a segunda maior participação, ficando atrás apenas da Alemanha.

Continua após a publicidade..

Dos 1,2 milhão de carros elétricos vendidos na Europa no ano passado, mais de 175.700 unidades tiveram sua produção na China, mas isso não significa que todos esses carros eram de uma marca chinesa.

Na verdade, eles representavam apenas 15% dessas unidades, já que a maioria desses carros fabricados no país asiático era feitos por marcas ocidentais como Tesla, Dacia, Polestar e BMW.

Os fabricantes chineses estão no mercado há apenas 3 anos, o que a torna uma realidade surpreendente

Em um cenário de 100% dos carros elétricos da Europa , o mercado chinês passou de míseros 0,5% para 14,7%.

Enquanto isso, os veículos elétricos fabricados na Alemanha representaram 17,3% desse mercado em 2019, subindo para 19,7% no ano passado.

Outros, como a França, reduziram sua participação de 21,4% em 2020 para 11,4% em 2021.

Quais são as razões para este progresso impressionante onde China domina produção de carro?

Uma das principais razões para este crescimento é a enorme capacidade de produção da China em termos de volume de produção e qualidade em comparação com as economias ocidentais.

Aliás, quase todos os fabricantes de automóveis europeus, norte-americanos, japoneses e coreanos têm grandes fábricas na China.

Embora a produção se destine principalmente a suprir a demanda local, a capacidade é tão grande que também pode exportar para outros mercados.

Outro ponto que contribui fortemente, para o avanço e aceitação de mais carros elétricos fabricados na China, é portanto justamente um dos pontos citados acima, a qualidade.

Pelos padrões de hoje, é muito difícil saber onde um carro é feito. A globalização forçou muitas marcas a desenvolver produtos globais e produzi-los/exportá-los para todo o mundo.

Por exemplo, um Polestar 2 fabricado em Luqiao, Zhejiang, tem a mesma qualidade de construção de um Volvo belga ou sueco.

Esse cenário então marca o início de um grande movimento dos fabricantes chineses para conquistar o mercado de carros elétricos.

Suas opções são gigantescas, o que pode fazer com que tenham os maiores destaques nesse mercado. Os chineses estão melhor posicionados do que o Ocidente quando se trata de carros elétricos.

Eles têm maiores capacidades e mais apoio do governo central. A China não é apenas o maior mercado mundial de veículos elétricos em termos de volume, mas também pode se tornará em breve o maior exportador dos carros elétricos.

Gostou deste artigo? Então veja também:

CNH sem aulas em autoescola, confira o que muda com o novo projeto de lei!

Sem IPVA ou manutenção durante 24hs, veja a melhor opção para quem não tem carro!

Melhores carros de 2020 para quem quer ser Uber!

Lançamento de pneu feito com óleo de soja impacta o mercado!

Chevrolet Corvette Z06 é leiloado por US$3,6 Milhões, veja!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Deixe um comentário