Compromisso de Eletromobilidade: Diretrizes para a Transição Energética no Brasil

Eletromobilidade

O documento defende uma política nacional de eletromobilidade como pré-requisito para um ciclo de desenvolvimento econômico e social.

Diante da necessidade urgente de definir diretrizes para a transição energética no Brasil, o IE (Instituto de Engenharia) e a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) publicaram na semana passada um documento intitulado Carta da Eletromobilidade.

Inovação para o sedan, ficha técnica e analise. Confira tudo sobre o Elantra 2021.

Em linhas gerais, o documento conjunto vai além da questão da eletromobilidade/carros elétricos.

Assim, defende uma política nacional de eletromobilidade como condição necessária para um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social no Brasil

O documento é resultado do 1º Debate Conjunto Instituto de Engenharia/ABVE, realizado em São Paulo no final de julho sob o lema: Eletromobilidade – O Brasil Está Pronto para a Grande Mudança?

O encontro reuniu uma equipe de especialistas em transporte renovável, energia e mobilidade sustentável, além de representantes de políticos e líderes empresariais.

A carta avalia que a mobilidade elétrica é a grande fronteira tecnológica da indústria global no século 21 – e que o Brasil não pode se desvincular dessa megatendência.

A ideia é portanto organizar e coordenar esforços para impulsionar a transição energética para um futuro de mobilidade elétrica e sustentável.

Dessa forma, estabelecer um plano para eletromobilidade que envolva governo, empresas e sociedade e inserir o país no movimento global em termos de tecnologia, produção e infraestrutura

“A eletrificação do transporte público, de passageiros e de carga é vital para renovar tecnologicamente a indústria brasileira e recuperar a competitividade de sua engenharia automotiva.”

“Além de reinserir o parque produtivo nacional nas cadeias produtivas globais e criar os empregos de qualidade das futuras gerações”.

“O Brasil está perdendo seu reconhecido protagonismo internacional no transporte e mobilidade sustentável, conquistado ao longo de 30 anos em razão da produção e uso de biocombustíveis.”

“Mas tem todas as condições de retomar essa liderança”. Chile, Colômbia e México.

São tradicionais mercados de exportação da indústria brasileira de ônibus – estão hoje à frente do Brasil em eletrificação do transporte público.

O documento também destaca os pontos positivos com os quais o Brasil pode contar para impulsionar uma transição energética bem-sucedida, sendo então:

  • Possui mais de 80% de sua matriz de geração de energia renovável;
  • Elevado potencial de crescimento das fontes de energia eólica e solar;
  • Tecnologia Consolidada em Biocombustíveis;
  • indústria de veículos e fornecedores já instalados;
  • Consumidores e empresas sensíveis e amigáveis ​​às novas tecnologias;
  • Potencial para substituir a frota de ônibus e carga, principais poluidores, por veículos de tração elétrica.

A Carta da Eletromobilidade e o 1º debate do IE/ABVE sobre o tema são iniciativas patrocinadas e apoiadas por importantes empresas e entidades representativas.

Listamos os melhores carros com teto panorâmico, os 10 principais modelos atualizado.

Por fim, este documento assina-se pelo presidente do Instituto de Engenharia, Paulo Ferreira, e pelo atual presidente da ABVE, Antonio Calcagnotto.

Gostou, afinal? Então veja também!

Nissan Kicks 2023: Tecnologia E-power e economia

Mesmo com crise financeira, brasileiros pagam por carros da moda

Suzuki X Renault: Maruti Suzuki Alto K10, conheça o concorrente do kWID

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário