Conheça a história da Chevrolet, a gigante fabricante de automóveis!

GM prepara fábrica para produzir SUV compacto inédito no Brasil - Revista  Carro

A Chevrolet está presente em cerca de 140 países ao redor do mundo, e o seu número de vendas é maior que 4,9 milhões de carros.

Por isso, a Chevrolet é considerada uma das mais populares marcas de carro do mundo inteiro.

Sendo assim, é interessante destacar que a marca foi fundada no ano de 1911.

Origem da marca Chevrolet

História das marcas: episódio Chevrolet - Jornal do Carro - Estadão

O início da história da Chevrolet começa com a iniciativa do comerciante William Durant e Louis Chevrolet.

Louis já era popular por ser piloto, e Durant surgiu com um convite à Louis para promover a General Motors nas corridas promocionais.

No entanto, Durant teve afastamento da gestão dessa marca, e por isso se uniu com Louis e fundou a Chevrolet em 1911, com o primeiro modelo: Série C Six Clássico.

Porém, em 1913, Louis renunciou e deixou a empresa, que manteve o mesmo nome.

Chegada da Chevrolet no Brasil

Antigos Verde Amarelo: Chevrolet Speedster 1925 ...

Em 1925, assim Chevrolet teve os seus primeiros modelos chegando ao Brasil. Em apenas dois anos, mais de 25 mil unidades foram vendidas e 50 mil veículos foram produzidos em 1928.

Após a revolução constitucionalista em 1932, a marca deu início ao seu processo de nacionalização.

Nesse período, a empresa tinha foco em atender às principais demandas do mercado, que eram para o uso de veículos militares e frota de ônibus. Inclusive, o primeiro ônibus trazia a sua carroceria feita de madeira.

A Chevrolet é de qual país e qual a sua história?

Assim como mencionamos anteriormente, a marca começou em Detroit, Michigan, Estados Unidos da América, no ano de 1911.

Os responsáveis por essa fundação foram Louis Chevrolet e William Durant. Desde o princípio, aliás, a marca tinha como foco a linha de caminhões e carros com elementos tecnológicos.

Qual o primeiro carro da Chevrolet?

Assim como foi dito acima, o primeiro carro da marca foi o Modelo Série C Six Clássico. Esse veículo, feito em Detroit, em West Grand Boulevard, vendeu quase 3 mil unidades.

Chevrolet Series C Classic Six - Wikiwand

Cada exemplar tinha como valor médio de 2.150 dólares – e esse valor era de luxo para a referida época.

O que significa Chevrolet?

A marca então ganhou esse nome por conta do sobrenome de um dos fundadores, Louis Chevrolet. O seu significado tem relação com a palavra em francês “chèvre”, que é cabra.

Todavia, com o tempo, o mesmo termo originou outras variantes, tais como Chevron, Chevrollier e Chèvreaux.

Gostou deste artigo? Então veja também:

Rolls Royce: Cullinan – Um pouco sobre os seus acessórios de luxo!

Carro de corrida Ferrari Daytona SP3 ganha incrível versão lego, veja!

Volkswagen Nivus e Saveiro terão sua produção suspensa, confira os motivos!

Rolls Royce: Ghost tem a cor preta mais preta do mundo, chega a ser fascinante!

Lista de carros completa de até 40 mil reais!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e decerto troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário