EURO NCAP Brasil: O incrível teste de segurança do nosso carro!

EURO NCAP

O Euro NCAP é o European New Car Assessment Program, que é um organismo independente cuja sede fica na Bélgica, em Bruxelas, mas agora com sede no Brasil.

Criado no ano de 1997, o Euro NCAP surgiu com o objetivo de realizar nos carros os testes de impacto, a fim de verificar a capacidade dos automóveis no que se refere a segurança.

Sendo assim, a maioria dos carros do mercado automobilístico europeu estão sujeitos a testes do Euro NCAP.

Dessa maneira, com os testes de segurança, o Euro NCAP já salvou mais de 78 mil vidas, pelo menos, com a sua finalidade de avisar os motoristas sobre a segurança dos seus carros.

História do Euro NCAP (Brasil)

A criação do Euro NCAP foi uma decisão da Administração Nacional Sueca de Transporte, pela International Consumer Research & Testing e pela Federação Internacional de Automóveis.

Tempos depois, diversos governos aderiram o Euro NCAP, como Catalunha, Holanda, Alemanha e França.

Desde o início, a finalidade do Euro NCAP era trazer aos motoristas a informação necessária sobre a segurança dos veículos que estavam sendo vendidos.

A priori, assim os testes tiveram foco na Europa, e com pouco tempo a maioria dos veículos submeteram-se aos testes de controle.

Em 2018, algumas medidas adicionam-se com o intuito de testar o sistema de travagem de emergência, envolvendo situações com os ciclistas.

Recentemente, em 2020, os testes se modernizaram, com a adição da Extricação e Regaste, que se refere ao resgate pós-acidente.

Tipos de teste do Euro NCAP Brasil

O Euro NCAP tem dois tipos de teste, o dos veículos de comércio e os de fabricante.

No primeiro caso, o próprio Euro NCAP faz testes nos veículos em particular, e eles são adquiridos de forma anônima.

No segundo caso, os testes de veículos dos fabricantes são feitos afinal em carros prestes a se lançar.

Sendo assim, o fabricante decide pelo teste ou não. Ao decidir se o veículo vai passar pelo teste, alguns pontos são avaliados:

  • Impacto frontal
  • Impacto lateral
  • Pós-choque
  • Impacto de pedestre

No impacto frontal, o carro se lança em uma barreira a 64 km/h, representando uma colisão com outro veículo.

Já no impacto lateral, aliás, formou uma barreira móvel e ela é lançada na lateral do veículo a 50 km/h – como uma colisão com carro que para ao lado.

O pós-choque é feito com o lançamento do carro em um poste a 29 km/h, que ocorre quando o motorista perde o controle do carro.

Por fim, o impacto de pedestre é feito na parte frontal do carro, a 40 km/h.

No final, o teste avalia assim todas as lesões sofridas pelo carro e o Euro NCAP define alguns pontos no que se refere a segurança.

Gostou deste artigo? Então veja também:

SUV GWM é o primeiro carro da montadora no Brasil, saiba mais!

Carros péssimos pela EURO NCAP, veja e não caia na roubada!

Nova regra de uso de capacete! É piloto? Veja mais sobre o assunto.

Dicas infalíveis para seu carro com GNV!

Saiba quais são os carros de luxo com 7 lugares!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e decerto troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário