
Muitas pessoas estão preocupadas com o impacto potencial que uma grande frota de carro elétrico no Brasil pode ter na rede de distribuição de energia.
Isto já que o país vem enfrentando sérios problemas nessa área ultimamente.
Mas de acordo com um estudo encomendado pela General Motors com a consultoria Kearney, esse impacto seria inferior a 3 se imaginarmos que o Brasil acompanha o movimento de crescimento contínuo da frota de carro elétrico.
Analisamos a Toyota etios 2022. Dividimos opinião sobre seu desempenho e designer, confira os motivos.
Assim, segundo o estudo, pode-se estimar uma frota de 5,5 milhões de carros elétricos em 2035, e esse número total de veículos representaria um consumo de 2 a 3 do total de eletricidade produzida no país.
Destaca, Glaucia Roveri, gerente de desenvolvimento de infraestrutura de veículos elétricos da GM América do Sul, que:
“Vale destacar que aproximadamente quatro em cada cinco usuários de carro elétrico costumam carregar seus veículos em casa, à noite, quando o consumo de energia na rede é menor…”
“Pois é o período em que boa parte das pessoas repousa, indústrias param e comércios fecham”.
“O próximo passo na evolução será que este tipo de automóvel poderá fornecer energia para alimentar residências e a própria rede elétrica em horários de pico.”
“Por exemplo, reduzindo ainda mais o risco de sobrecarga no sistema, mesmo com uma frota mais numerosa de carros elétricos em circulação pelo Brasil”, completou.
Carro elétrico x Consumidores x Consumo

Os consumidores também estão preocupados com o custo de carregamento do seu carro elétrico.
Como o preço da energia varia de acordo com a localização, área de consumo e até horário do dia, o melhor é comparar o consumo do veículo com o dos aparelhos.
Portanto, se você calcular o consumo de um carro a combustão em função da capacidade do tanque (litros) de seu tanque.
No caso de uma bateria de carro elétrico a capacidade de armazenamento de eletricidade é em kWh (quilowatt-hora).
O Chevrolet Bolt EV, por exemplo, tem uma bateria de 66 kWh e roda em média 459 km (ciclo WLTP) com carga total.
Marea meme – Entenda porque o Fiat marea é um meme hojte em dia. E confira os melhores memes.
Ou seja, para encher o tanque do carro elétrico é preciso consumir a energia equivalente ao consumo mensal de uma geladeira de médio porte (uma das mais eficientes).
De acordo com a média do consumidor nacional, que percorre cerca de 1.200 km por mês (ou 40 km por dia), o proprietário de um carro elétrico utiliza cerca de 170 kWh para carregar a bateria do carro.
Isso é equivalente ao consumo de energia de um computador desktop ao longo de um mês.
Gostou, afinal? Então veja também!
Carro voador JetRace voa alto e rápido , impressionantes 250km/h
O curioso caso da Startup Phractyl e o eVtol de transporte que parece passáro
Porsche 911 GT3 RS 2023 é agressivo com seis mais de 500 CV e aerodinâmica
Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?
Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,