Frota de carros brasileira que está nas mãos das locadoras chega a quase 20%. Você sabe o porquê?

A demanda por carros alugados aumentou bastante nos últimos anos, principalmente desde a pandemia, o que aumentou a frota de carros.

Frota de carros

Em 2021, teve-se um crescimento de 33,5% em comparação aos anos anteriores. Fala-se mais desse assunto em um artigo da carronosso onde você pode clicar aqui. Portanto isto explica o crescimento de frota de carros.

Mas, saindo do passado e voltando para o presente, estamos caminhando para a metade do ano, as locadoras mostram estar pelo menos seguindo para esse mesmo caminho, o de crescimento do ramo.

Assim o setor de locação já emplacou 78.578 mil novos carros somente nos primeiros três meses de 2022.

E o motivo de tanta frota de carros é bem óbvio, entenda!

Ainda estamos passando um momento de crise claro para muitos.

O preço dos carros aumentou muito e, apesar da redução de um imposto que afeta nos preços dos automóveis, a longo prazo, não mudou muito.

Aliás, é possível ver tudo que ao nosso redor está muito caro, e contando com o alto número de desempregados, muitos veem o aluguel de veículos para carros de aplicativo como alternativa, fora o mercado informal de aluguéis.

Ademais tem os que alugam para evitar mais custos com carros como IPVA, manutenção e outros.

Frota de carros aumentou 3,2% neste primeiro trimestre

E por tudo isso, 19% dos carros comprados nesse ano, foram por montadoras.

Nesse último trimestre, a frota dos automóveis comerciais de locadoras cresceu 3,2 %, indo de 1.136.517 para 1.173.357 veículos. É muita coisa!

Segundo Marco Aurélio Nazaré, presidente do Conselho Nacional da Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), que foi a responsável pelos números acima, disse em nota:

“O crescimento da frota é uma medida importante para apontar o aumento da demanda por veículos alugados”.

E disse mais: “Modalidades de locação responsáveis por isso são principalmente a do ‘carro por assinatura’ e terceirização de frotas para empresas privadas”.

Ou seja, vemos aqui que até mesmo empresas têm adotado com mais frequência a questão do aluguel, para evitar diversos custos, onde chuta-se que o principal seja diminuir a dívida com impostos, que é outro excesso que acaba com a vida dos brasileiros.

E por fim, vemos que o que dificulta as locadoras de comprarem novos carros, são as montadoras, que estão atrasando os prazos de entrega.

Aliás, esse é outro problema que os setores de automóveis há tempos enfrentam.

É bom ver um setor crescendo no Brasil. Isso quer dizer mais empregos, renda, dentre outras coisas, mas desanima pelos motivos também.

Gostou deste artigo? Então veja também:

Veja os principais modelos de carro PCD de 2021!

Carros Sedan para 2022, confira os melhores modelos.

Carros PCD, suas isenções e descontos, veja!

Uber aceita transporte de cachorros? Veja como levar seu PET.

Os maiores lançamentos de carros para 2022

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário