GNV danifica o funcionamento do veículo?

Por ser um opção mais barata do que a gasolina, principalmente nos dias atuais o GNV vem ganhando ainda mais popularidade no ramo automotivo nacional!

Mas afinal, o Kit Gás GNV, realmente danifica o veículo?

Iremos acabar com essa dúvida.

Primeiro vamos entender o que significa GNV: Gás Natural Veicular. Nada mais é que um combustível não líquido instalado através de um kit, pois nenhum carro vem equipado com ele de fábrica. Apesar de ter uma instalação com um preço bem salgado, o gás natural acaba economizando pelo rendimento. E pelo seu preço mais barato, em relação a gasolina e ao etanol.

Mas nem tudo são flores,  a conversão do seu carro pode variar de R$ 3.500,00 até uns R$ 9.000,00 reais, dependendo do kit escolhido e do modelo do seu carro. Com as absurdas altas da gasolina, o gás vem valendo muito a pena. Principalmente pela economia no longo prazo e também para motoristas de aplicativos e táxi.

Para instalação do kit gás no seu carro é preciso passar por um rigoroso teste de segurança e principalmente se certificar de que o cilindro que irá armazenar o gás contém o selo do INMETRO.

Outro ponto é que o cilindro em seu carro precisa passar por uma vistoria periódica. Para saber se ele continua apto para o armazenamento do gás de alta pressão. A determinação do INMETRO é que essa vistoria ocorra a cada 5 anos em uma oficina credenciada.

Em relação ao motor, hoje pode- se dizer que não há problemas. Os kits mais novos mantém uma certa quantidade de injeção de combustível líquido fazendo com que as válvulas não sofram tanto.

Vantagens e desvantagens

Mais um ponto importante e infeliz do Kit GNV, é o fato do carro perder em desempenho, ficando mais lento e mais pesado por conta do cilindro. E como se trata de uma modificação o seu carro pode também perder a garantia do fabricante.

Mas nem só de desvantagens se vive o GNV, aliás é preciso pensar se as desvantagens realmente são desvantagens com o alto custo da gasolina hoje.

As vantagens que irei pontuar agora são: você sabia que com a instalação do kit, o seu IPVA pode ficar mais barato dependo da sua região?

Sim, o kit precisa ser incluído na documentação do seu carro.

E temos sim outras vantagens como:

Os carros abastecidos a gás poluem muito menos do que os abastecidos a gasolina ou etanol.

O sistema de injeção fica limpo, o óleo dura mais pois o gás não se mistura ao óleo assim aumentando a sua vida útil.

Listei aqui alguns prós e contras para a instalação do GNV, hoje é preciso pesar bastante o custo benefício. Porque infelizmente com a loucura que está a nossa economia a tendência do combustível é aumentar.

Veja também

Comprei um carro roubado e agora? Confira.

Descubra porque os Semi Novos estão tão caros

Saiba como andar de forma econômica no seu carro.

5/5 - (1 vote)
Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário