Injeção eletrônica: Saiba o que é, e qual sua função!

injeção eletronica

Você já deve ter ouvido falar do sistema de injeção eletrônica de combustível, pois está muito presente hoje em carros e motos.

Todavia muita gente ainda não sabe para que serve essa tecnologia e quais vantagens ela tem.

Pensando nisso, criamos este artigo para tirar suas dúvidas sobre este sistema, então quando você sair daqui você saberá tudo sobre esse componente.

Entendendo o que é a injeção eletrônica e sua função?

O sistema de injeção eletrônica substituiu os antigos carburadores dos carros, assim como resultado, este sistema melhorou o desempenho dos carros.

A criação deste sistema foi necessária, pois temos cada vez mais veículos na estrada, então os poluentes que saem desses carros são muito nocivos e quanto mais modelos houver, pior.

Isso significa que a injeção eletrônica é um pouco mais eficiente nesse aspecto e libera menos poluente.

Embora não elimine completamente este problema, ainda estavam falando sobre veículos de combustão.

Economia e tecnologia é a grande aposta do novo nissan kicks 2023, para ser o SUV mais vendido.

Além disso, este sistema de alimentação do carro possui alguns componentes essenciais. São eles:

  • Centro de Informações ou Unidade de Comando: A função deste componente é controlar o motor e o sistema de injeção de combustível. Para fazer isso, ele recebe informações dos sensores. Além de trabalhar com essas informações, a unidade de comando é responsável por armazená-las. Desta forma, as informações são salvas em caso de falha de energia.
  • Sensores: Esses componentes têm a função de analisar o funcionamento do motor e enviar informações para a unidade de controle. Assim, é responsável por verificar a pressão, temperatura e outros pontos do motor.
  • Atuadores: Esses componentes estão diretamente relacionados à combustão do combustível e ao desempenho do motor, assim, ele envia comandos para o centro de informações.

Mas além desses componentes, existe um que é bem perceptível ao usuário, a luz de injeção eletrônica.

O que é o recurso de luz do injetor eletrônico

Você deve ter notado o ícone do motor no painel que emite uma luz geralmente amarela, então esta é a luz de injeção eletrônica.

Esta luz acende sempre que o motorista coloca a chave na ignição e isso é feito para sinalizar que a luz está realmente funcionando.

Depois que o motor é ligado, esta luz se apaga ou pelo menos deveria, mas se continuar ligado após esse processo, algo está errado com o motor.

É por isso que a função da luz de injeção eletrônica é sinalizar se está tudo bem com este sistema, bem como indicar se há algum problema com ele.

Então, se ficar aceso ou piscando, é bom levar o modelo com você para uma revisão, isso ocorre porque alguns componentes podem estar com defeito.

Quais são as vantagens dos carros de injeção eletrônica?

injeção eletronica

Vantagens

Veículos mais rápidos com injeção eletrônica mostram largadas mais rápidas no final e isso torna a partida muito mais eficiente do que os modelos que não possuem esse sistema.

Isso porque o afogador não é necessário!

O pesadelo dos mecânicos, conheça os carros que mecânicos odeiam.

Menos poluição

Já falamos dessa vantagem! Modelos com esse tipo de desempenho acabam liberando menos poluentes.

Mas por que isso está acontecendo?

Bem, modelos com esse tipo de desempenho podem usar a maior parte do combustível, como resultado, muito poucos poluentes permanecem da combustão.

Então é um sistema mais moderno!

Melhor Consumo de Combustível

Como o sistema de injeção faz uso de todo o combustível, o combustível e desperdiçando em menor quantidade, o consumo também é mais inteligente.

Além disso, o menor consumo de combustível significa que as agulhas não obstruem, o que também afeta o consumo de combustível.

Agora você já sabe o que é injeção eletrônica e para que serve.

VW Tiguan 2023 – Inovações e tecnologias únicas são os destaques

Uber Eats lança carro totalmente autônomo

Taxa zero pela Toyota na compra do Corolla Cross e Yaris

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário