Intervenção militar no meio automotivo e seus impactos

O brasil tem em sua história muitos acontecimentos de impacto no meio dos automóveis como crises financeiras, pandemia entre outros. A intervenção militar de 1976 ainda hoje tem suas consequências.

Intervenção militar

Confira a seguir mudanças e os acontecimentos deste marco na história.

Diretamente ligada ao mercado e suas influências, assim o governo do estado tem efeito direto no desempenho e rumos que um meio de trabalho ocupa em seu país.

Desta forma, mesmo assim, os acontecimentos de muito tempo atrás ainda resultam em mudanças no caminho da história.

A intervenção Militar

Tema de muito debate e reflexão, a intervenção militar do século XX se questiona quanto sua causa.

Decerto, sendo ela na conduta de golpe, revolução ou intervenção militar da constituição.

Fora este contexto, o governo até então atual do Jango (João Goulart) foi dispensado, desta forma, vários foram os acontecimentos, como restrições em importação, exportação, permissão de direção entre outras.

Os impactos

Em meio aos acontecimentos, o meio de automóveis recebeu impacto direto nestas decisões, como por exemplo:

  • Restrição de Exportação e importação de veículos e peças
  • Carros restritos a integrantes de governo
  • Montagem de veículos limitados as empresas do Brasil

No que diz respeito as exportações e importações, o poder de estado em vigor não via com errado a exportação de veículos, até o momento de 1976, onde se decretou como ilegal fazer este comércio.

Sendo, portanto, uma ação restrita a líderes do governo militar e para função de caráter militar, sendo necessário para isto fazer um pedido, que poderia ter recusa.

Este acontecimento levou o aumento de contrabando de veículos e peças, tendo em vista a não legalidade, o que resultava em apreensões e embargos.

Mas isto aumentou a construção e busca por fabricação no Brasil.

Este movimento ganha o nome de carros fora-de-série, onde apareceram montadoras como:

  • Miura
  • Santa matilde
  • Dardo
  • Fargo
  • Puma

É importante focar que desta lista tem montadoras que vem muito antes dos séculos, como por exemplo a Puma.

Por fim, em meados dos anos de 1990 as negociações voltaram a se manter, e muito desses modelos vieram a ser impulsionados e outros consumidos pelo aumento do comércio.

Os impactos se refletem até os tempos de hoje, pois uma freada na exportação aconteceu de forma intensa, bem como o incentivo e necessidade de adaptação das empresas do Brasil.

Achamos que poderia gostar também…

Elon Musk quer que você jogue vídeo game no carro!

Já viu o famoso LOBINI H1?

Stellants, 11 marcas automotivas juntas rumo ao sucesso!

Como deixar o carro por dentro sempre limpo? Veja agora.

Venha confira a nave híbrida de 150 mil reais que o Hulk ganhou na final da Supercopa.

Então deseja ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Portanto faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

5/5 - (2 votes)
Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário