Lei força Fiat a mudar e carros que a amamos agora estão fora de linha

Desde janeiro desse ano, as montadoras de carro precisaram se adaptar a uma nova realidade na sua linha de produção e por isso, vários carros estão fora de linha!

Isso porque, 1° de janeiro foi a data em que começou a vigência do Proconve L7, que é uma fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos.

Assim, essa nova fase trouxe níveis ainda menores dos gases de escapamento. Essa fase ainda possui parâmetros para medir emissões evaporativas e hidrocarbonetos.

Assim, diversos carros que amamos saíram de linha, tais como a VW Fox e o Fiat Uno.

Carros fora de linha da Fiat e VW

Dentre os carros mais utilizados no Brasil, as marcas que se destacam são a Volkswagen e a Fiat.

No caso da Volkswagen, a marca retirou do seu catálogo o motor 1.6 8V e EA 111.

Já a Fiat, que é o nosso foco de hoje, retirou o motor 1.8 Etorq, da Stellantis, que era usado em carros da Fiat, mas também da Jeep.

Carros fora de linha: Doblò

Um dos carros mais amados do país é o Doblò, que possui um espaço enorme e desenvolvimento interessante na estrada.

Porém, esse modelo irá sair de linha, não havendo modelos à venda. Esse modelo retirado do catálogo é aquele que possui o motor E.torq. Os novos modelos virão com motores turbo.

Carros fora de linha: Uno

O Uno é outro carro muito utilizado no Brasil, e está entre os modelos mais antigos de sua produção.

Infelizmente, esse é outro carro que deixará de se produzir , nas suas versões 1.4 flex e 1.0 flex, em que as duas possuem oito válvulas.

carros fora de linha

Hoje em dia, o modelo 1.0 tem 4 cilindros que encontra-se no Uno e no Mobi. Esse motor gera 77 cv e 10,9 mkgf de torque com etanol.

Por isso, o modelo será substituído no futuro, e o Uno como conhecemos deixará de existir.

Mudanças com o Proconve L7

No caso dos motores, a fase L7 do Proconve trouxe como objetivo a redução do limite de gases que podem emitir-se pelo escapamento.

Além disso, a fase ainda considera emissões de etanol, aldeídos e hidrocarbonetos.

Outras mudanças também se falam, por mais que não afetem bastante os motores, pois atingem alguns dos projetos mais antigos das marcas.

Assim, isso ocorre com as emissões evaporativas, ao considerarem o vapor tóxico que é liberado pelo tanque do combustível.

Por isso, o limite antes era de 1,5 g, mas agora será de 0,5 g ao dia. Então, o cânister, ou o filtro de carvão, deverá ter uma capacidade ainda maior.

Gostou deste artigo? Então veja também:

NBR: Conheça a nova marca de carro brasileira

Vantagens e desvantagens de envelopar seu carro!

Saiba o valor e como fazer a manutenção do seu envelopamento, agora!

Novo Toyota corolla 2022, confira esta máquina!

Neymar embaixador de uma linha de carros sustentáveis, confira!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário