Já se imaginou dirigindo do lado direto do seu carro, ou ao pegar uma rotatória em sentido anti-horário? Pois bem, muitos países tem este modo de direção e condução no trânsito, confira com a gente, para não entrar em enrascada e saiba a diferença entre a mão inglesa e a mão francesa.

Nós do carro nosso, conferimos as situações de maior alerta e diferença nesta mudança de dirigibilidade dos carros e do trânsito, então confira a seguir.
Mais de 50 países tem costume e legislação de trânsito o que chamamos de direção em mão inglesa, uma direção bem diferente da que estamos acostumados por aqui, na América do sul.
Decerto aqui adotamos a direção francesa.
A mão inglesa consiste em:
- Volantes do lado direto nos carros
- Direção ao lado esquerdo da via
- Ultrapassagem pelo lado direto
- Rotatórias em sentido Anti-horário (Direto para esquerdo)
Enquanto a mão francesa é justamente o contrário
- Volantes localizados ao lado esquerdo nos veículos
- Direção ao lado direto das vias
- Ultrapassagens pelo lado esquerdo
- Rotatórias em sentido Horário (Esquerdo para o Direito)
Países como Irlanda, Tailândia, África do sul, Austrália, índia, Jamaica entre outros que tiveram colonização britânica possuem a mão inglesa como regra de transito.
Mas tem casos como o do Japão onde não tiveram sua colonização pelos britânicos e escolheu por adotar a mão inglesa.
Atenção!
Assim, caso tenha algum desses países como destino, procure conhecer sobre a que para você é uma novidade de legislação no trânsito, com prudência e acompanhado com um nativo de preferência.
Fato curioso né?
Mas que não devemos estranhar a uma diversidade grande no mundo em que vivemos, todas essas diferenças são hábitos e costumes, que tiveram em seu contexto histórico seus motivos.
Por fim, caso ainda esteja curioso ou curioso pelo motivo de existir uma mão francesa e a mão inglesa, temos aqui uma matéria tratando somente desse fato histórico, confira aqui.
Veja também…
Audi A3 SEDAN, 2021, o premium!
Como saber se o carro que está comprando é roubado.
Fiat Pulse, o carro do BBB 2022.

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,