Mão inglesa na direção, porque se usa?

Imagine que desde o lado que irá dirigir seu carro até o lado da via que se deve olhar para atravessar a rua é totalmente ao contrário do que você está acostumado. Pois então, está é a realidade de quem vive sobre a condução e trânsito na mão inglesa.

Continua após a publicidade..

Mas como e porque tem essa diferença entre países? Um adotando a direção de mão inglesa e outra de mão francesa.

Sobre as diferenças nós já desvendamos e as comparamos, caso não saiba, confira clicando aqui.  

Continua após a publicidade..

A origem da mão inglesa e suas curiosidades

Para desvendar a informação sobre os motivos da mão inglesa, devemos voltar ao tempo das guerras medievais, pois neste período os cavaleiros em ato proteção e tática de guerra usavam em sua mão direta as espadas.

Desta forma realizavam suas conduções pela via esquerda da pista, o que possivelmente foi adotado pelos romanos e serviu de extrema influência para o que hoje vemos em diversos países, como:

  • Austrália
  • África do sul
  • Nova Zelândia
  • Japão

O Japão é um dos países onde não teve colonização inglesa, mas o seu sistema de direção no trânsito se dá por meio dessa condução.

Portanto, muito se deve pelo apoio e criação em conjunto de linhas ferroviárias que tiveram sua construção ao lado esquerdo.

A origem da mão francesa e suas curiosidades

Em outro sentido, os Estados Unidos adotou como sistema universal o de condução pelas vias direta das estradas.

Conta-se que muito pela busca da imagem de país independente, decerto indo contra ao normalizado pelos ingleses.

Com grande influência neste sentido o engenheiro e inventor Henry Ford optou e, colocou o volante de seus veículos no lado esquerdo do carro, concretizando esse movimento no meio automotivo.

Anteriormente a esses contextos, na época da diligencia, os cocheiros sentavam ao lado esquerdo, para com a mão direita possuir livre acesso a guiar os cavalos.

Provavelmente, seria ainda maior a influência da condução em via no sentido da  mão inglesa, se não fosse o francês napoleão Bonaparte, um homem canhoto.

E com isso os cavalos deviam ser guiados a direta dele, assim ele teria a mão esquerda com domínio para se proteger e ou atacar, caso necessário.

Veja também…

Mão inglesa e mão francesa, você sabe a diferença?

Fiat Pulse 2022, o carro do BBB, veja!

Audi Q3 2021, uma máquina!

Deixe um comentário