Monitorar o carro é realmente possível? Descubra como atua um rastreador veicular

rastreador

Os índices de roubo, furto e de acidentes no trânsito estão cada vez maiores, mas, é possível contar com itens que podem te ajudar em momentos de emergência como é o caso de um rastreador veicular.

Dito isso, entenda melhor sobre o tema a seguir, descobrindo como atua esse rastreador. Mas, afinal, o que é um rastreador veicular?

Em resumo, pode-se definir um rastreador veicular como um aparelho tecnológico que permite localizar um veículo por meio dos sinais de radiofrequência ou geolocalização.

Portanto, isso acontece depois do envio das coordenadas para a central de monitoramento ou pela tecnologia móvel. No geral, o dono do carro tem acesso a essa localização, e em tempo real.

Isso confere uma segurança maior para o motorista, se prevenindo nos casos de furto ou roubo, mas, apesar do nome desse aparelho, rastrear não costuma ser a única função do rastreador veicular.

Assim, a depender do modelo que você adquiriu, o rastreador pode informar a velocidade que o carro estava, cada local que ele passou e outras informações.

Por isso então, antes de comprar o seu, saiba quais são os serviços que ele tem.

Tecnologias disponíveis de rastreador veicular

Hoje em dia, podemos encontrar no mercado dois tipos de tecnologia para os rastreadores veiculares, o GPS/GPRS e a radiofrequência.

Saiba, de início , que em ambas as opções o sinal é enviado para o celular ou para a central de monitoramento.

GPS ou GPRS

A tecnologia de GPS ou GPRS é a mais usada no caso de rastreador veicular, isto é, o GPS automotivo, ademais nesse caso, o equipamento traz consigo uma tecnologia com base em posicionamento global.

Logo, ele usa uma larga rede de satélites a fim de buscar o veículo e enviar esses dados para a central.

Tecnologia de radiofrequência

Por outro lado, também é possível encontrar rastreadores com a tecnologia de radiofrequência, em que trabalha por meio das ondas de rádio.

Ao ser instalado no seu veículo, o aparelho capta os sinais de rede, que são formados por antenas receptoras. Após isso, essas ondas de rádio são enviadas para a central com a localização do veículo.

Rastreador híbrido

Embora as duas formas citadas acima sejam as tecnologias mais usadas, é possível encontrar rastreadores que utilizem ambas as opções, chamados de híbridos.

Com isso, o dispositivo irá alternar a captação dos sinais, utilizando o que for mais preciso para encontrar o carro.

Por que adquirir um rastreador veicular?

Ter um rastreador veicular é muito seguro para o seu carro, pois, como foi dito acima, ele não tem somente a função de localizar o carro.

Outros benefícios desse equipamento é que ele tem um preço acessível, é fácil de instalar (a depender do modelo) e possui assistência 24 horas.

Gostou deste artigo? Então veja também:

CNH sem aulas em autoescola, confira o que muda com o novo projeto de lei!

Sem IPVA ou manutenção durante 24hs, veja a melhor opção para quem não tem carro!

Melhores carros de 2020 para quem quer ser Uber!

Lançamento de pneu feito com óleo de soja impacta o mercado!

Chevrolet Corvette Z06 é leiloado por US$3,6 Milhões, veja!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário