Nova regra de uso de capacete aprovada! Será que o uso pode deixar de ser obrigatório?

Quem anda de moto sabe muito bem a importância dos capacetes, no entanto, ainda tem algumas pessoas que não fazem uso do equipamento e segurança. Para regular as questões de segurança, o Contran, portanto, estabelece novas regras para o uso de capacete!

Confira a seguir na materia, essa nova regra e seus impactos!

Contran (Conselho Nacional de Transportes) é o órgão responsável por estabelecer regras gerais de segurança para carros, motoristas e trânsito em geral. Agora com novidades para os motociclistas.

Sobre uso de capacete pelos motociclistas, o que muda?

A partir de agora, o órgão estabelece novas regras para equipamentos de capacete. É, portanto, imperativo que cada uma das marcas de teste utilizadas apresente um selo de certificação.

O mesmo deverá ser de responsabilidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Inmetro.

Isso garante maior segurança ao motociclista, pois o produto pode ser certificado como de boa qualidade.

É claro que os dispositivos que recebem esse tipo de vedação passam por diversos tipos de testes para garantir a segurança.

Ainda sobre a segurança do motociclisa, outro requisito será a presença de componentes retrorrefletivos. Pois eles ajudam na visibilidade da presença dos motociclistas.

Ou seja, em ambientes com pouca iluminação, a interação da iluminação traseira ou lateral do veículo facilita a visualização do capacete. Por isso, os adesivos devem estar presentes na lateral e também no verso.

E quanto a Multa no uso do capacete?

Multas podem ser cobradas no caso de um motorista infringir as novas regras. A primeira está relacionada à falta do equipamentos.

No caso de ser o próprio condutor ou carona sem o uso do capacete, a sua habilitação pode ser revogada no final. Além disso, deve ser paga uma multa, que pode chegar ao valor de R$ 293,47 reais.

Por fim, quem tiver problemas com o mau ajuste do equipamento e ou a ausência das sinalizações refletoras pode ser multado em até R$ 88,38.

Gostou deste artigo? Então veja também:

Lindo e confortável: Carros de luxo com 7 lugares

Você sabe qual o melhor combustível para carro flex? Saiba agora!

KIA STINGER GT: Altas vendas apesar de não agradar maior parte do público.

Siga estas dicas para seu carro automático e comece a ver as diferenças!

Saiba quem é a dona da JAC MOTORS na China! Se surpreenda!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e decerto troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário