Novos carros fora de linha? Proconve, o pesadelo das fabricantes e heroína do meio ambiente

O avanço da tecnologia é muito importante para diversos setores, e no caso dos automóveis isso também ocorre com uma certa frequência, mas o meio ambiente não pode ficar de fora destas questões.

meio ambiente

Nesse sentido, milhões de dólares são investidos a todo momento para equipar os novos carros com dispositivos mais modernos e de menor impacto ao meio ambiente.

No entanto, existem algumas barreiras para impedir que esse avanço prejudique o meio ambiente.

Hoje em dia, temos o Proconve, porquanto é o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores.

Esse programa não controla somente o escapamento, mas também outras fontes de emissão. Dito isso, vamos entender melhor como esse programa funciona.

O que é o Proconve e qual sua real função para com o meio ambiente?

A priori, é interessante destacar que o principal objetivo do Proconve é diminuir e evitar a emissão dos gases poluentes que tem origem veicular em nosso país.

Devido a isso, diversas montadoras tiveram que retiram alguns modelos de linha. Dentre as afetadas, podemos citar a Chevrolet e a Fiat.

Fase L7 do Proconve e sua relação com o meio ambiente

Desde o início, esse programa dividem algumas fases, e hoje estamos na L7, em que determina os níveis aceitados de gases que podem emitir dos escapamentos.

Isso ocorre com o monóxido de carbono, etanol e aldeídos, por exemplos.

Além disso, essa fase traz alguns parâmetros específicos para medir as emissões. Nos dias atuais, o limite de vapor tóxico liberado é 1,5 grama.

Porém, com a fase 7, o parâmetro será de 0,5 grama ao dia. Logo, o cânister traz uma capacidade maior.

Por isso, as montadoras devem melhorar o cânister, mangueiras e dutos. Isso com o intuito de diminuir a dissipação dos gases na atmosfera.

Origem do Proconve

O Proconve foi criado em 1986, e surgiu como uma ideia do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Esse mesmo ano ficou marcado pelo aumento de veículos automotores em nosso país, em especial nos centros urbanos.

Com o tempo, os limites de emissão de gases poluentes passaram por alterações, em que diviui-se em Proconve L1, L2 e por aí vai. inclusive, a estimativa é que em 2025 ocorra o Proconve L8.

Carros que sairão de linha

Após a Proconve L7, alguns modelos que não seguem os seus requisitos irão sair de linha, e a sua produção no Brasil está com os dias contados.

Isso porque não seria um benefício investir nas adequações do veículo.

No caso Fiat, o motor 1.8, que produziu em Campo Largo, Paraná, retirou dos modelos do Brasil, e permanece somente para a exportação.

Aliás, outros modelos que eliminou foram o Gran Siena, Doblò e Uno.

Já na Volkswagen, o modelo que irá sair de linha é o Fox, perdendo então o seu espaço no catálogo da marca, que apresentava motor de 1.6.

Por fim, a linha da Chevrolet irá retirar o Joy (hatch) e o Joy Plus (que é um sedã).

Gostou deste artigo? Então veja também:

Saiba o valor e como fazer a manutenção do seu envelopamento, agora!

Novo Toyota corolla 2022, confira esta máquina!

Neymar embaixador de uma linha de carros sustentáveis, confira!

Envelopamento de carro é proibido por lei?

Veja o carro feito especialmente para motoristas de aplicativo!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário