O que ocorre com os pneus do carro em uma calibragem, entenda

calibragem

A calibragem de pneu é fundamental para cuidar adequadamente do seu veículo, caso contrário, o seu automóvel estará sujeito a danos devido à estrada.

Além de aumento do consumo de combustível e graves acidentes, por isso, saiba a seguir o que ocorre com os pneus de um carro durante a calibragem.

Analisamos a Toyota etios 2022. Dividimos opinião sobre seu desempenho e designer, confira os motivos.

O que é a calibragem de pneu?

A priori, é importante destacar que a calibragem de pneu garante que o ar permaneça dentro da borracha, dentro das recomendações e níveis estabelecidos pela fabricante.

Nesse sentido, é essencial que você verifique toda semana como está a pressão dos pneus.

Um alerta especial é para os motoristas que moram em regiões com frio ou calor extremos devem verificar essa pressão com mais frequência.

Isto tendo em vista que essa temperatura pode interferir na calibragem.

No entanto, ao contrário do que ocorre com os veículos mais antigos, os modelos atuais tem um sistema que monitora a pressão dos pneus, acompanhando essa calibragem.

Como saber qual a calibragem adequada?

Se você não sabe qual a calibragem adequada para o seu carro, não se desespere, pois você pode descobrir qual o nível correto.

Para isso, consulte o seu manual do veículo ou confira o adesivo presente na parte interna do combustível, assim é comum ver esse adesivo indicando o nível correto de calibragem.

Saiba que, no geral, existem diversos fatores que interferem na pressão ideal dos seus pneus, como a potência do motor, tamanho do automóvel, limite do porta-malas e pneus dianteiros e traseiros.

Marea meme –  Entenda porque o Fiat marea é um meme hojte em dia. E confira os melhores memes.

Qual a maneira correta de calibrar os pneus do carro?

Para garantir que os pneus sejam calibrados da maneira correta, saiba que existem algumas dicas para facilitar este momento, como:

  • Utilize a tabela de calibragem, em que o PSI é o sistema usado no Brasil, sendo comum 30 no pneu dianteiro e 31 nos pneus traseiros;
  • Confira as recomendações do fabricante, que costumam ficar no manual do veículo;
  • Lembre-se de verificar o estepe, pois ele pode substituir o pneu caso algum problema aconteça;
  • Evite o uso de calibradores em mau estado, por exemplo com a válvula mal encaixada ou mangueira ressecada;
  • Calibre os pneus quando o carro estiver frio, evitando rodar mais de 3 km antes da calibragem; e
  • Leve em consideração o tipo de estrada, pois isso possui um impacto direto na pressão dos pneus.

Riscos da falta de calibragem dos pneus

  • Ao não calibrar os pneus, você está sujeita aos seguintes riscos:
  • Aquaplanagem, com pneus desgastados, pela falta ou excesso de calibragem;
  • Desencaixe, fazendo com que a borracha se desprenda da roda;
  • Problemas de frenagem, quando a pressão é maior que a indicada pode causar problemas na frenagem do carro;
  • Diminuição nos níveis de aderência, com pneus vazios ou cheios interferem no contato do pneu com o solo.

Gostou, afinal? Então veja também!

Lamborghini Egoísta é o esportivo de luxo exclusivo para quem tem personalidade

Chevolet Bolt EV: O mais popular fabricante chega ao Brasil

Novos carros elétricos para o Brasil: Veículos em 2023, viram pela Seres Motors

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário