Ônibus elétrico em São Paulo: O que sabemos sobre esta supreendente novidade?

Com a evolução dos veículos, vemos que hoje os carros e motos não se limitam aos modelos antigos. Isso porque, atualmente, podemos encontrar esses mesmos carros na sua versão elétrica e agora temos ônibus elétrico em São Paulo.

Com isso, temos como principal objetivo a redução da emissão de gases poluentes.

No entanto, não encontramos essas versões somente nos carros e nas motos, mas também em ônibus.

Dessa maneira, o transporte elétrico destinado ao público pode ser uma opção de mobilidade sustentável.

E em São Paulo, já estão sendo feitos alguns testes para colocar essa alternativa em prática.

Principais benefícios sobre o ônibus elétrico

Você deve estar se perguntando sobre os principais benefícios de investir em um transporte coletivo elétrico. Pensando nisso, separamos algumas vantagens a seguir:

  • Diminui a poluição sonora e do ar, afinal, esse tipo de veículo não irá emitir fumaça ou gás, por ser sustentável;
  • Possui vida útil superior ao ônibus a diesel;
  • Manutenção mais barata, com menos revisões por ano e sem custos altos para reparos mecânicos; e
  • Segurança e conforto garantidos aos passageiros.

Ônibus elétrico nas ruas de São Paulo até 2024

Até o final de 2024, as ruas de São Paulo poderão receber os ônibus elétricos, que fazem parte do Programa de Metas da Prefeitura.

Assim, a cidade contará com uma média de 2600 ônibus elétricos, diminuindo a emissão de gases poluentes.

O modelo mais conhecido desse tipo de ônibus é o Azure A12 BR, cuja fabricação é de responsabilidade da Marca Higer Bus. Desse modo, o ônibus contará apenas com uma bateria como fonte, e está em fase de teste no Brasil.

Dentre os seus principais diferenciais do ônibus, além do motor, podemos citar um piso mais baixo, o que facilita a locomoção de passageiros que possuem a sua mobilidade reduzida.

Além disso, o modelo também possui ar-condicionado e conexão à internet. O SPTrans irá comandar os testes do ônibus a fim de verificar se esse ônibus está adequado.

Gostou deste artigo? Então veja também:

Saiba mais sobre o maio amarelo e sua importância!

Saiba os carros mais vendidos, mesmo com os preços subindo!

Será que todos os carros elétricos precisam de tomada? Entenda agora!

Será que o ônibus elétrico vai ser uma realidade no Brasil? Saiba agora!

Lexus RZ 450e, marca de carro totalmente elétrico, veja!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e decerto troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário