Projeto de lei quer carros populares a Diesel no Brasil. Como solução para frear aumento dos combustíveis?

É possível ver diversos avanços tecnológicos no setor automobilístico ao redor do mundo, e agora um projeto de lei que pode mudar tudo.

projeto de lei

A maior parte desses avanços estão sendo feitos com consciência, visando a preservação do meio ambiente, diminuindo assim a emissão de gases poluentes, visando um futuro melhor as próximas gerações. Será possível através do projeto de lei!

Todavia, não sei quais as intenções do deputado citado, mas como diz um velho ditado: “De boas intenções, o inferno tá cheio”.

“De boas intenções o inferno tá cheio”, no que diz respeito ao projeto de lei!

O deputado federal do Ceará, Heitor Freire, protocolou, nesta semana, na Câmara dos Deputados, um projeto de lei.

Portanto, este projeto autoriza a fabricação e comercialização de veículos automotivos de passeio, os chamados “carros populares” com motores a diesel.

Mas, se o querido deputado fizesse bem seu dever de casa, certamente saberia que, a venda de carros de passeio a diesel é proibida por lei no Brasil.

Isto desde 1976 a partir da edição da Portaria MIC 346, pelo Ministério da Indústria e Comércio.

“Ela fez muito sentido nessa época, mas hoje está defasada, uma simples portaria ministerial cujos efeitos já perduram por quase 45 anos, mesmo com o cenário da tecnologia de carro e da eficiência energética havendo mudado profundamente”, defende (mal) o deputado.

O deputado (no sentido de tratamento e financeiro), protocola uma lei que é apenas 5 anos mais velho que ele.

A pessoa não tem nem o dever básico de procurar estudar o básico sobre meio ambiente e emissão de gases poluentes. Além de atrapalhar o trânsito com o tanto de fumaça que emitiria um carro desses.

Filiado a federação União Brasil (PSL e DEM), Heitor Freire tem enquanto justificativa para projeto de lei

Para o deputado, o motivo dessa lei é por causa do aumento do preço da gasolina!

Com o preço dos combustíveis aumentando em patamares nunca vistos antes, continuar proibindo a fabricação de carros leves movidos a óleo diesel é um capricho do mercado automotivo.

Afinal, o que prejudica o acesso do cidadão comum a um combustível mais barato” complementa.

Ou seja, para ele, o motivo é apenas o preço do combustível.

Ao invés do caríssimo deputado, trabalhar em diminuição de impostos na produção de combustíveis, abrir o mercado para outras empresas além da Petrobrás.

Ademais até investir mais tempo para maiores incentivos na comercialização de carros elétricos, ele simplesmente quer fazer um RETROCESSO.

Nos dias atuais, caminhões, furgões, embarcações, ônibus, veículos utilitários de tração 4×4/reduzida, dentre outros, estão autorizados a usar os motores movidos a diesel.

Essa não é a primeira vez que tentam parar tal lei, e talvez nem será a última.

E que, nesse ano de eleição, possa-se votar em candidatos mais responsáveis com seus cargos, que pensam na diminuição de impostos e tirar a burocracia, para assim, os preços diminuirem e os avanços tecnológicos chegarem.

Gostou, então veja também:

Navios com vários carros de luxo afunda no oceano atlântico, veja mais!

SUV KIA EV6, eleito carro do ano em 2022!

Efeitos da redução do IPI, carros com descontos de até 20 mil.

Mini-Tesla, veja como é!

Veja o que causa mais acidente, animais ou defeito na estrada!

E então, deseja ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Portanto faça parte do nosso grupo do Facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

4/5 - (4 votes)
Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário