Quais as principais consequências de uma calibragem errada?

calibragem

A fim de conservar o seu carro da melhor forma, é preciso colocar em prática alguns hábitos, como a calibragem adequada.

Caso contrário, você está sujeito a alguns riscos com a calibragem equivocada nos pneus do seu carro.

Dito isso, confira a seguir quais são as principais consequências de uma calibragem errada.

Conforto, tecnologia…  Valor do caminhão mais caro do mundo tem sentido para você ?

Riscos de uma calibragem errada nos pneus

Calibrar o pneu do seu carro é um ato que precisa se tornar semanal, ou pelo menos quinzenal e monitore a pressão de ar dos pneus, a fim de garantir a sua melhor performance.

Contudo, a com a calibragem errada, percebemos que o veículo pode sofrer com alguns riscos, como os que trouxemos abaixo.

Principais riscos pela falta de pressão

A priori, trouxemos os principais riscos pela falta de pressão, isto é, a ausência de calibragem e as suas consequências são:

  • Aquaplanagem: os pneus possuem uma ligação com a dinâmica do veículo, e por esse motivo as variações na pressão podem influenciar no desempenho do automóvel.
  • Caso o pneu não esteja calibrado corretamente, quando o pneu entra em contato com o solo, ele joga a água para frente, acumulando água e gera a aquaplanagem;
  • Danos no veículo: outro risco é a de surgimento de danos no veículo, tendo em vista que os pneus sofrem com a pressão baixa, estando sensíveis a choque no meio fio ou a quedas em buracos. Nessas situações, é possível que surja uma bolha na lateral do pneu, estragando a borracha;
  • Pneu sair da roda: com a calibragem errada, o pneu pode sair da roda, sendo este fenômeno chamado de detalonamento, em especial nos veículos mais pesados e em curvas muito fechadas; e
  • Capotamento de SUV: por fim, o último risco da pressão baixa é o capotamento de SUV, uma vez que os seus pneus são maiores, e por conta disso as laterais são menores e a área de contato maior. Isso impede que o veículo jogue a traseira na curva, tornando possível o capotamento.

Analisamos a Toyota etios 2022. Dividimos opinião sobre seu desempenho e designer, confira os motivos.

Problemas pelo excesso de pressão

  • Perder a estabilidade da traseira em picapes: nas picapes, com o excesso de pressão, é possível que você perca a estabilidade do eixo traseiro, devendo esvaziar um pouco essa pressão até chegar no número indicado pela fabricante. Caso contrário, a tendência é que o pneu fique rígido, quicando no solo;
  • Performance de frenagem: outro risco se refere à parte lateral do veículo. Com o excesso de pressão, a lateral acaba levando demais, e a área de contato entre o solo e o pneu é menor. Isso aumentar a frenagem do carro, o que faz perder a sua eficácia.

Portanto, agora que você conhece os riscos do excesso e falta de pressão, calibre da maneira correta os pneus do seu veículo.  

Gostou, afinal? Então veja também!

Lamborghini Egoísta é o esportivo de luxo exclusivo para quem tem personalidade

Chevolet Bolt EV: O mais popular fabricante chega ao Brasil

Novos carros elétricos para o Brasil: Veículos em 2023, viram pela Seres Motors

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário