Radar de velocidade: conheça os tipos e seus funcionamento

Venha conferir como funciona o Radar de velocidade, e quais os seus tipos!

Regulamentado por lei do Conselho Nacional de Transporte (CONTRAN), o Radar de velocidade, está muito presente no dia a dia do motorista, em vias urbanas, municipais, estaduais ou federais.

Assim serão levantandas algumas questões, como por exemplo, o motivo de se ter um radar, o modo que é feito esse rastreio da velocidade e os tipos de radar.

Vem com a gente e confira!

CONHEÇA OS TIPOS DE RADARES DE VELOCIDADE

  • Radar Fixo
  • Modelo de Radar Estático
  • Radar Portátil

RADAR FIXO

Mais conhecido como pardal, muito comum de se achar, trabalha fixo nas vias, tem a capacidade de captar a imagem do carro que tiver sua velocidade registrada superior ao permitido.

Por fim, a velocidade é captada por sensores de velocidade aplicados no asfalto, se acionam de forma automática calculando a velocidade em que tiveram seus acionamentos, de uma ponta a outra.

RADAR ESTÁTICO

Diferente do radar de módulo fixo, este não tem câmera para registrar o veiculo que superar a velocidade.

O radar estático tem como principal característica a de se utilizar com tripé em pontos estratégicos das rodovias ou junto a um veículo.

Pois seu funcionamento se realiza a partir de micro-ondas que são direcionas em pontos específicos, onde ao sofrer interrupção de sinal pelo carro que passa gera o retorno do sinal, que é computado e apresentando a velocidade do carro.

RADAR PORTÁTIL

O radar móvel de velocidade tem grandes qualidades se pensarmos no monitoramento.

Isso pois sua completa mobilidade torna possível a versatilidade, seu principio de funcionamento é simples.

Pois o aparelho é capaz de projetar ondas, que ao retornar ao receptador gera o calculo do movimento que esta sendo realizado pelo carro.

No entanto seu uso é mais difícil, porque precisa de grande estabilidade, e utilizado em um veiculo por vez.

Conclusão

Já que sabemos como é o funcionamento e quais os tipos de radar que normalmente podemos encontrar, confira também os valores das multas de excesso de velocidade que esses radares são capazes de identificar.

Veja também!

Saiba para que a buzina foi projetada.

Confira as desvantagens de se ter um SUV

Confira porque o FIAT 147 estava a frente do seu tempo.

5/5 - (1 vote)
Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário