Saiba agora a importânica do seu compromisso com o maio amarelo!

Construir um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos, por isso a ação do maio amarelo foi criada para diminuir a violência no trânsito e o número de acidentes.

E hoje em dia um dos maiores casos de acidentes no Brasil são de condutores que bebem algum tipo de bebida alcoólica enquanto dirige, por isso sempre há incentivo em campanhas como o maio amarelo.

O departamento de trânsito – DETRAN/DF registrou uma alta de 37,5% entre janeiro e agosto de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020.

Isso equivale aliás a 16.419 condutores flagrados com álcool no organismo no ano passado, contra 11.943 registro em 2020. Sem contar os números de outros estados do Brasil.

Desde 2008 quando foi criada a Lei Seca, a legislação brasileira estabele punição severa ao condutor que for pego dirigindo depois de ingerir bebida alcoólica.

Ademais também sob a influência de qualquer outra substância psicoativa, por isso temos campanhas como maio amarelo.

Hoje a tolerância para os níveis de álcool no organismo é zero, e o nosso CTB – Código de Trânsito Brasileiro – diz no seu artigo 165 que o condutor que ter flagra com qualquer concentração de álcool no organismo sofrerá autuação.

Aliás infração essa de natureza gravíssima, com a perda de 7 pontos na sua CNH, suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Além da retenção do veículo até apresentação de outro condutor habilitado para retirada do veículo.

Ademais dependendo da concentração de álcool no organismo o condutor pode sair preso, segundo o artigo 306 do CTB e não só no maio amarelo.

Caso esse condutor se recusar fazer o teste do bafômetro, ele sofrerá autuação da mesma forma e terá que arcar com os mesmas penalidades previstas no artigo 165 do CTB.

Já ficou claro que álcool e direção não combinam, a vida de muitas pessoas podem ter preservação se cada um fizer sua parte, por isso temos o incentivo no maio amarelo.

Hoje em dia os meios de transportes são vários e tudo isso veio para facilitar a vida do ser humano, então, quando for sair para beber, repense bem, não vá dirigindo.

Você estará preservando a sua vida e a de terceiros não só no maio amarelo, mas em todos os meses!

Gostou deste artigo? Então veja também:

Inovação: Fim do carro à combustão! Veja como isso muda tudo.

Ford KA Sedan SE 2020: Uma excelente opção para você motorista de aplicativo.

Renault Sandero Zen 1.0 2020: Compacto para sua família em 2022

Caoa Chery lcar será o novo carro elétrico mais barato do Brasil, veja!

Saiba quais fabricantes de carro são donas de times de futebol!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e decerto troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário