Verdade ou mito: A manutenção do carro está cada vez mais cara

Saiba como fazer a manutenção básica do carro em casa

Manter um carro é muito caro? Esse valor é ainda mais alto nos dias atuais? Não é segredo para ninguém que os valores de todos os setores sofreram um reajuste (de aumento), e com os veículos essa situação não é diferente, por isso, veja a seguir alguns motivos que justificam a manutenção mais cara do carro.

Aumento do valor do combustível e a relação no aumento da manutenção do carro

A primeira causa que incentivou o aumento da manutenção de carros é o reajuste do valor do combustível.

Afinal, abastecer um carro representa cerca de 50% dos gastos totais da manutenção do automóvel e os outros fatores são IPVA, seguro, vistoria e eventuais estacionamentos.

É interessante trazer um exemplo prático sobre esses gastos, como é o caso de manter um Gol de 2016.

Com isso, anualmente, o valor pode ser de R$ 14,5 mil incluindo todos os fatores citados acima, o que daria R$ 1.210 ao mês.

Veja também é grátis e você pode se apaixonar!

Listamos os melhores e mais completos carros com teto solar abaixo de 60 mil, confira.

Tiguan 2023: Volkswagen vem com tudo neste lançamento e promete muita potência!

Conheça os super carros dos jogadores do Flamengo!

Seguros mais caros e a manutenção do carro

Outro fator que contribui para o aumento da manutenção de carros é o valor atual dos seguros – que aumentou bastante.

Isso ocorreu, em especial, após o início da pandemia declarada do novo coronavírus, afinal, com a falta de produção de novos veículos, os carros em 2021 foram valorizados, e o preço subiu.

Com esse valor maior, tanto o seguro como o IPVA também passaram por um reajuste, pois o cálculo de ambos é feito com base na tabela Fipe, logo, o reajuste foi de 23,9%, em comparação com 2021.

Manutenção do carro é importante? Confira os motivos e as principais peças.

Ausência de peças dos veículos na manutenção do carro

Por fim, o último fator que trouxemos que justifica o aumento da manutenção de veículos é a escassez ou ausência de peças para os carros, o que prejudicou bastante a sua manutenção.

Por isso, a desvalorização do câmbio reduziu a oferta das peças, encarecendo a possível troca desses itens.

Como economizar na manutenção do carro?

Dizer que a manutenção dos carros está mais cara é um fato, e não um mito. Porém, isso não significa que você deve abandonar a ideia de ter um veículo próprio.

Isso porque é possível encontrar algumas formas de economizar nesse momento:

  • Esteja atento aos pneus: ao invés de substituir logo de cara os pneus, faça o rodízio deles, evitando o desgaste total de um pneu, distribuindo de maneira proporcional;
  • Mantenha a velocidade linear: com isso, você economiza gasolina, em razão de o motor atingir o equilíbrio e não demandar tanta energia;
  • Respeite a rotação do motor: assim, o seu rendimento e consumo serão melhores; e
  • Troque o óleo no período indicado: consulte a recomendação do seu modelo de carro e respeite o período informado.

Gostou, então veja também:

Listamos os melhores e mais completos carros com teto solar abaixo de 60 mil, confira.

Tiguan 2023: Volkswagen vem com tudo neste lançamento e promete muita potência!

Conheça os super carros dos jogadores do Flamengo!

E então, deseja ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Portanto faça parte do nosso grupo do Facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário