Você sabe quando trocar de pneus?

pneus

Saber qual o momento correto de trocar os pneus do veículo é primordial para evitar a ocorrência de acidentes.

Isso porque cada pneu é essencial para o funcionamento do carro, além da segurança no trânsito.

Se você não trocar os pneus ou ande com eles já carecas, saiba que isso pode ser entendido como uma infração grave de trânsito.

Esse cenário indica que você coloca em risco a vida dos passageiros, podendo receber uma multa do valor de R$ 195,23, mais 5 pontos na carteira de motorista e o veículo pode ser retido pela polícia.

Logo, é de suma importância que você confira as condições do pneu do seu veículo.

Analisamos a Toyota etios 2022. Dividimos opinião sobre seu desempenho e designer, confira os motivos.

Qual o momento ideal para trocar os pneus?

A priori, saiba que a troca de um pneu deve ser feita com base nas condições atuais que a borracha do pneu se encontra.

Isso porque a sua vida útil depende de forma direta da forma como você usa esse veículo, no entanto, no geral, o indicado é que essa troca de pneus ocorra a cada 60 mil km rodados.

Existe um limite de uso dos pneus?

A maneira mais eficiente para saber se este é o momento de trocar os pneus do veículo é analisar a profundidade dos sulcos, chamados de “os riscos na borracha”.

Esses sulcos são os responsáveis pelo aumento da aderência do pneu no asfalto, drenando a água e refrigerando a borracha.

Ao longo do tempo, os sulcos consequentemente se desgastam, diminuem de tamanho e reduzem a aderência.

Desse modo, recomenda-se que o dono do carro troque os pneus no momento que esses sulcos chegam a uma profundidade de 1,6 milímetros.

A fim de tornar mais fácil essa medição, os pneus possuem Tread Wear Indicator (TWI), que são pequenos ressaltos nos sulcos apresentando essa medida.

No momento em que a borracha chega a este nível, é o momento ideal para trocar os pneus do carro.

Conforto, tecnologia…  Valor do caminhão mais caro do mundo tem sentido para você ?

Qual a durabilidade de um pneu novo?

Caso você ainda não saiba, os pneus possuem sim uma data de validade e esse item pode utilizar-se por 5 anos após a sua fabricação, no máximo, e essa data pode conferor-se no próprio pneu.

Na parte lateral, você vai ver a sigla “DOT” (Department of Transportation), assim perto da marca, veja uma marcação de quatro dígitos indicando a semana e ano de fabricação do pneu.

Se você encontrar escrito no pneu, por exemplo, “DOT – 1416”, a marcação indica a sua fabricação ocorre na 14ª semana de 2016.

Assim, ao chegar nessa mesma semana em 2021, o você precisa realizar a troca dos pneus do seu desgaste, então essa troca independe do desgaste, pois o pneu chegou ao seu limite de durabilidade.

Gostou, afinal? Então veja também!

Aprenda como fazer a calibragem correta do pneu

Quais as principais consequências de uma calibragem errada?

Carro parado esvazia o pneu? Descubra o que fazer!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário