Volkswagen abandona fabricação de carro, veja os principais motivos

A Volkswagen e outras montadoras estão abandonando a fabricação de alguns modelos. A explicação para isso é muito ampla, pois é, na verdade, um misto de fatores. Dentre eles, podemos citar a falta de algumas peças, crise econômica e o Proconve.

A Volkswagen e o Proconve

A priori, é interessante destacar que o Proconve, ou o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, trouxe como intuito a redução da emissão e consumo dos veículos da gama.

Por isso, a Volkswagen foi uma das montadoras que sofreu bastante com o abandono de carros e a adequação.

O que é o Proconve?

O Programa de Controle de Emissões Veiculares foi criado em 1986, com o intuito de diminuir a emissão de poluentes de veículos automotores e promover o desenvolvimento tecnológico.

Assim, para a implementação desse programa, o Proconve passou por fases em que diminuíram a emissão desses poluentes. Hoje estamos na fase 7, e a estimativa é que a fase 8 comece em 2025.

Adaptação de modelos pela Volkswagen

A Volkswagen adaptou alguns de seus modelos, a começar pelos softwares do motor, ar-condicionado e transmissão.

Isso sem contar com a adaptação em seus pneus, que agora são compostos de baixa resistência ao rolamento.

Outra adaptação se refere aos componentes catalisador e do tanque de combustível – em que hoje conta com metais preciosos.

Desse modo, a equipe de produção e engenharia da marca foca no trabalho de peças que possam melhorar a aerodinâmica dos seus carros.

Inclusive, devemos ressaltar que a marca de carros se comprometeu, através do Way to Zero, a neutralizar emissões de CO2 dos modelos produzidos até 2050.

Carros abandonados pela Volkswagen

A marca Volkswagen abandonou o carro Fox, retirando do seu catálogo. Isso porque seria muito caro adaptar o veículo para as novas regras de acordo com o Proconve.

Ademais outro elemento que retirou da marca foi o motor 1.6 de 8 válvulas.

Outros carros abandonados pelas montadoras

Não apenas a VW abandonou modelos de carros do seu estoque e da equipe de produção.

No caso da Fiat, por exemplo, a marca eliminou o motor 1.8, que era produzido no Paraná, na cidade de Campo Largo. Hoje, esse motor está disponível apenas para exportação.

A empresa ainda abandonou outros modelos, como o Doblò, Uno e o Gran Siena.

Além disso, outros modelos seguem apenas para a exportação, como é o caso do Joy e Joy Plus para a linha Chevrolet.

Gostou deste artigo? Então veja também:

Saiba o valor e como fazer a manutenção do seu envelopamento, agora!

Novo Toyota corolla 2022, confira esta máquina!

Neymar embaixador de uma linha de carros sustentáveis, confira!

Envelopamento de carro é proibido por lei?

Veja o carro feito especialmente para motoristas de aplicativo!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário