Volkswagen inaugura nova fábrica de carros elétricos na Alemanha

A Volkswagen abriu sua segunda fábrica focada em carros elétricos na Alemanha nesta sexta-feira (20) em Emden, no noroeste do país.

A planta da Baixa Saxônia agora se junta à planta de Zwickau no leste e às plantas de Anting e Foshan na China.

A montadora de Emden produzirá inicialmente o modelo ID.4, seu carro elétrico mais popular.

O plano da Volkswagen é organizar uma linha de montagem para o futuro que produzirá 1,2 milhão de veículos elétricos,  todos baseados na arquitetura MEB.

Segundo o CEO Ralf Brandstätter, o grupo quer investir 21 bilhões de euros (cerca de R$ 108 mil) na Baixa Saxônia até 2026 e tornar a região o centro da eletromobilidade na Alemanha.

Um milhão de euros (R$ 5,2 milhões) tiveram investimento na conversão da fábrica de Emden, que hoje emprega 8 mil pessoas.

A Volkswagen espera que a fábrica de Emden seja capaz de produzir 800 carros elétricos por dia até o final do ano, dependendo do cenário de semicondutores.

Durante a conversão, foram criados seis pavilhões de produção, bem como cinco pontes de transporte e edifícios logísticos numa área de cerca de 125 m2.

A empresa também organizou treinamento relacionado à produção e recrutou funcionários de Zwickau para preparar a força de trabalho da Emden para o trabalho.

Veja também é grátis e você pode se apaixonar!

Listamos os melhores e mais completos carros com teto solar abaixo de 60 mil, confira.

Tiguan 2023: Volkswagen vem com tudo neste lançamento e promete muita potência!

Conheça os super carros dos jogadores do Flamengo!

Plataforma MEB & Volkswagen carros elétricos

Volkswagen mostra a nova plataforma MEB na Alemanha

Além do ID.4, a Volkswagen planeja construir então o sedã Aero B sob a base MEB a partir do próximo ano.

O substituto do Passat será fabricado então em Wolfsburg, e outro veículo elétrico, o Trinity, tem programação para sair da linha de montagem a partir de 2026.

O Grupo Volkswagen também pretende assim investir nas fábricas de Braunschweig, Salzgitter e Kassel para melhorar os sistemas de baterias, rotores /estatores e motores elétricos.

Atualmente ID.4, o principal produto da família ID e da plataforma MEB, está sendo desenvolvido, produzido em fábricas em Emden e Zwickau, na Alemanha, e Anting e Foshan, na China.

Uma quinta fábrica terá inauguração neste semestre em Chattanooga, Tennessee (EUA), ademais isso reflete a aposta da Volkswagen na concessionária, que vendeu mais de 30 mil unidades apenas no primeiro trimestre deste ano.

Desde seu lançamento no mercado no início de 2021, o ID.4 se tornou então o veículo elétrico mais popular do Grupo Volkswagen, com 163.000 unidades vendidas.

Gostou, afinal? Então veja também!

Os carros mais raros do mundo, estamos falando dos que você nunca viu!

Carros pequenos e baratos no Brasil, venha conferir os 5 que separamos!

Volkswagen Nivus 2023: Novo SUV da marca alemã chega com tudo!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário