Volvo amazon é o primeiro carro com cinto de segurança de três pontos

A Volvo Amazon consolidou a reputação da marca como o primeiro carro a apresentar um cinto de segurança de três pontos, combinando resistência, estilo e muita coragem de rally.

Fundada em 1927 por Assar Gabrielsson e Gustav Larson, a Volvo foi fundada com o objetivo de aplicar a notável engenharia sueca em carros seguros e de qualidade, mantendo o estilo em segundo plano.

Depois de passar as primeiras décadas construindo sua reputação, a fabricante surpreendeu com o lançamento da Amazon em 1956.

volvo

A Amazon é incrivelmente bonita para os padrões da marca e surgiu de um projeto pessoal de Jan Wilsgaard, Chef do departamento de estilo da Volvos.

O Fiat uno 2023 volta em grande estilo! Como SUV, será o maior vilão do segmento que mais cresce no país.

A gestão extremamente conservadora (especialmente Assar Gabrielsson) se opunha claramente à ousadia estilística que estava na moda nos anos 1950 e para eles, um Volvo deve ser apenas discreto e funcional.

A Volvo Amazon se preocupou com a segurança já em meados da década de 1990!

Wilsgaard ignorou as orientações e nas horas vagas desenhou um sedã elegante com linhas limpas e contemporâneas, inspirado em um modelo Kaiser americano que tinha visto em Gotemburgo.

O resultado final foi tão bom que o conselho finalmente aceitou sua proposta e fez da Amazon a principal estrela do Salão Automóvel de Londres de 1956.

Todas as virtudes do antecessor PV444 foram mantidas: a carroceria, com estrutura monobloco fosfatada, apresentava alta resistência à corrosão, implacável em países com invernos rigorosos.

O pequeno motor B16 de quatro cilindros e 1,6 litro produzia míseros 60 cv e a transmissão manual tinha apenas três marchas, com uma alavanca na coluna de direção.

Aliás, a limitação era apenas aparente e atingiu 145 km/h e apresentou um bom comportamento dinâmico sem sacrificar o conforto.

Em 1958, a versão esportiva apareceu: a potência aumentou para 76 cv com dois carburadores SU e a caixa de câmbio era de quatro marchas com uma alavanca no chão.

Robusto e com velocidade de 160 km/h, tornou-se uma lenda do rali.

Aliás, a segurança ainda era uma prioridade e com para-brisa laminado, painel acolchoado e pneus sem câmara eram padrão.

Em 1959 foi o primeiro carro a equipar-se com cinto de segurança de três pontos (desenvolvido pelo engenheiro Nils Bohlin).

Rápido e ágil, o Amazon não demorou a conquistar o mercado americano e ser adotado como carro de polícia na Suécia.

Baseado na mitologia grega, o nome Amazon já havia registro por um fabricante alemão, razão pela qual teve introdução na Suécia.

No resto do mundo era conhecido como a série 120, cujo sedã básico era chamado de P121.

A versão esportiva volvo, por sua vez, passou a ser identificada pelo código 122S e logo recebeu a opção de freios a disco Girling

E a família cresceu: o sedã de duas portas (P130) teve apresentação no final de 1961!

E a perua de cinco portas (P220) em fevereiro do ano seguinte.

Então todos receberam o novo motor B18 de 1,8 litros e potência de 68 cv (B18A) a 80 cv (B18B, com dupla carburação), em 1963 a station wagon P220 recebeu a opção da versão 122S.

Portanto, para atender a demanda nos EUA, a produção teve que ter tranferência para uma fábrica em Torslanda em 1964.

De lá surgiu a primeira transmissão automática Borg Warner Amazon, que aumentou ainda mais sua popularidade entre os americanos.

Uma novidade do modelo de 1965 foram as rodas de aço com oito janelas de ventilação para os freios, que passaram a ter discos dianteiros de série em todas as versões.

Empolgado com os resultados dos ralis, a Volvo desenvolveu o Rally Sport Kit, com cabeçote usinado.

Além de comando de válvulas esportivo, o motor B18 atingiu 124 cv.

Quando completou dez anos, o Amazon se preparava para uma despedida cheia de estilo: em 1967 surgiu a versão 123 GT, com apenas duas portas (corpo P130) e motor B18B de 96 cv.

Ademais, além de radiador de óleo, overdrive elétrico, volante esportivo, tacômetro Smiths, Bancos Recaro, pneus radiais e faróis auxiliares de longo alcance.

Equipado com o motor B20 de 2 litros (com potência de 82 a 100 cv)!

Os últimos exemplares saíram de fábrica em julho de 1970, e um total de 667.791 unidades tiveram produção em 14 anos.

Destes, 60 tiveram exportação, assim a Amazon foi a principal responsável pela imagem de qualidade e segurança que a Volvo desfruta até hoje.

Economia e tecnologia é a grande aposta do novo nissan kicks 2023, para ser o SUV mais vendido.

Sucesso indiscutível

Assim, mais da metade da produção da Amazon teve exportação e também teve montagem na África do Sul, Chile e Bélgica.

Por fim, a demanda canadense até justificou a produção local: a Volvo foi a primeira marca européia a produzir na América do Norte.

Gostou, afinal? Então veja também!

VW Tiguan 2023 – Inovações e tecnologias únicas são os destaques

Uber Eats lança carro totalmente autônomo

Taxa zero pela Toyota na compra do Corolla Cross e Yaris

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

1 comentário em “Volvo amazon é o primeiro carro com cinto de segurança de três pontos”

Deixe um comentário