Será que a cor do carro pode influenciar em sua temperatura interna e no consumo de combustível? Confira a seguir se a cor do carro influencia na temperatura!
A Cor do carro influencia na temperatura ?
Com essa onda de calor que tem feito em nosso país, muitas pessoas correm de roupas pretas para não ter a sensação de mais calor, correto?
E no carro não seria diferente, a cor também pode influenciar na temperatura interna sim.
Um fato é de que carros mais claros quando em contato com o sol, absorvem menos calor. E a explicação para o carro escuro ficar bem mais quente que o claro é simples, o nível de absorção e reflexo de luz solar varia de acordo com a tonalidade da cor.
Um carro branco exposto ao sol absorve em torno de 20% de radiação solar, já o preto absorve em torno de 95% ou mais nas mesmas condições.
Então, a temperatura interna entre o carro branco e o preto pode ter a diferença de 10° graus.
Outro ponto negativo de um carro preto ou azul, é o consumo de combustível. Imagina aquele carro estacionado em um calor de 40°, assim que você entra nele a primeira coisa é jogar o ar condicionado nas alturas. Com isso, o consumo de combustível aumenta em relação a um carro claro, com um interior mais frio e com o ar condicionado mais baixo.
Sendo assim, o veredito é ?
Então, se você quer associar economia de combustível e cor na hora comprar o seu carro, a dica é: escolha carros mais claros como branco, amarelo, prata. Pois a cor do carro influencia na temperatura, vale até conferir.
Você que já tem o carro com cores mais escuras, já notou que parece ser ainda mais quente que os demais? Está aí a explicação para essa curiosidade.
Então, aproveite e veja também…
Os carros mais caros vendidos no Brasil!
A verdadeira função da buzina!