O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), é um imposto que incide para todos os veículos automotivos anualmente. Por se tratar de um imposto estadual, cabe aos estados tributarem a alíquota, que é a porcentagem variada sobre uma quantia em dinheiro, que é o caso do automóvel, ou seja: quanto mais caro for o carro, ônibus, caminhão; mais caro é o IPVA.
Mas, há um fator importante que muitos já sabem: O tempo vai passando, o carro envelhecendo, e assim, não é mais necessário pagar o imposto. E isso é bom caso o condutor queira manter aquele carro antigo, porém querido por ele, ou até mesmo não queira se desfazer do carro, e assim, uma economia.
Porém, para cada estado, há uma regra a partir de quantos anos o carro não paga mais IPVA. Vamos conferir?
10 anos de Fabricação:
Nos estados do Acre, Rio Grande do Norte e Roraima ficam isentos do IPVA os carros com 10 anos de fabricação. Carros como a Uno Vivace, Way, um Palio 2010, Blaze 2010 já estão isentos por exemplo.
15 anos de Fabricação:
E a partir desse tempo, temos o estado mais conhecido por isso, que é o Rio de Janeiro, mas temos uma boa parcela do país que aderiu a esse tempo, como Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Sergipe e Tocantins. Se você tem aquele famoso Gol “bolinha”, ou um Fox 2007, e até o fora de linha Idea, já está isento.
20 anos de fabricação:
Pelos estados de São Paulo, Alagoas, Paraná e Rio Grande do Sul, o tempo de contribuição aqui é maior. Ou seja, o carro deve ser bem mais antigo. O que quer dizer que aquele Audi A3, o Zafira ou o elegante Chrysler PT Cruiser, para quem tem esses veículos, não precisam pagar mais impostos.
E por fim, o último estado que exige maior tempo de fabricação para isenção de impostos:
SANTA CATARINA!
Sim, neste estado, a regra é inalterada e não é relativa, como nos demais estados. Por lá, os carros fabricados até 1985, não pagam mais IPVA. Ou seja, se você tem, por exemplo Ford Jeep CJ-5 1975, Jaguar XJ6 1983, Toyota Bandeirante 1981, não precisa pagar nada. Mas são raros os colecionadores de carros tão clássicos, não é mesmo?
Por último, posso dizer que antes da matéria, acreditava ser 15 anos para todos os estados, e é triste ver, que ainda no Brasil, existem alguns estados muito burocráticos com coisas tão simples.
Veja também!
Venha confira a nave híbrida de 150 mil reais que o Hulk ganhou na final da Supercopa.
Conheça o Audi Q3 um SUV de cair o queixo, mas acredite vale a pena.
Saiba como proteger seu carro de alagamentos!
Assim, de forma aparentemente repentina chegam os carros elétricos. Confira!
Então deseja ler mais sobre assuntos do mundo automotivo e ficar por dentro das novidades?
Portanto faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências