Em uma nova e decisiva cartada para eletromobilidade, a Lexus inaugura nova plataforma, totalmente projetada para veículos elétricos, prometendo nova e melhor usabilidade. A versão AWD do bZ4x entrega 217 cv e tem uma autonomia de mais de 450 quilômetros
Portanto esta base dará vida a uma gama de modelos puramente elétricos (EVs), projetados desde o início para integrar as baterias na estrutura da carroceria.
Tudo isto então para melhor distribuição de massa, maior rigidez torcional e um centro de gravidade mais baixo com melhorias dinâmicas e comportamentais correspondentes.
Segundo o CEO da subsidiária europeia da Toyota, Matthew Harrison, “Inicialmente, o bZ4x terá pequenos volumes de produção e será um produto de nicho”.
Harrison ainda avisa que o RAV4 continuará sendo uma opção de massa neste segmento, “Até 2025, quando um limite mais restritivo de emissão entra em vigor, o RAV4 seguirá com suas versões híbrida e plug-in”, afirmou então.
“Depois, entre 2025 e 2030, teremos um avanço mais rápido rumo à eletrificação total da gama”.
A Toyota também afirma ter resolvido um problema que, muito antes de se tornar sistêmico, já aterrorizava os consumidores.
Isto porque garante que as baterias que alimentam o SUV manterão 90% de seu desempenho original mesmo após dez anos de uso, Com o bZ4X.
Características do bZ4x
Falando em desempenho, os números preliminares para aceleração são de 0 a 100 km/h e 8,4 s para a versão com tração dianteira e 7,7 s para a versão com tração integral (AWD).
O torque da versão de tração integral é 26% maior: 34,2 mkgf contra 27 mkgf.
A velocidade máxima é a mesma para ambos os modelos, sendo de 160 km/h – sempre com a ressalva de que são dados preliminares que serão homologados posteriormente.
Quanto aos preços, a Toyota ainda nem mencionou a área em que o novo bZ4x será posicionado.
No interior, o painel de instrumentos de película fina (TFT) de sete polegadas fica em uma posição um pouco mais baixa, logo acima do joystick, ou melhor, do volante – mais detalhes abaixo.
Ademais além de um generoso porta-malas com volume de 452 litros, a Toyota promete o maior interior da categoria.
Gostou deste artigo? Então veja também:
Inovação: Fim do carro à combustão! Veja como isso muda tudo.
Ford KA Sedan SE 2020: Uma excelente opção para você motorista de aplicativo.
Renault Sandero Zen 1.0 2020: Compacto para sua família em 2022
Caoa Chery lcar será o novo carro elétrico mais barato do Brasil, veja!
Saiba quais fabricantes de carro são donas de times de futebol!
Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?
Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e decerto troca de experiências.