Tem momentos que desejamos não ter saído de casa, e estes podem ser quando nos envolvemos em acidentes de carro. Veja a seguir, a lista de quais situações para tomar cuidado.
Ademais esses são os acidentes mais graves que podemos correr.
Antes de tudo, busque o que é e como podemos dirigir de forma defensiva. Esta é uma das formas mais eficazes de evitar os acidentes que estamos para te apresentar.
Os acidentes mais graves são:
- Ultrapassagens indevidas
- Não obedecer à sinalização
- Velocidade errada
Ultrapassagens indevidas
Classificada como a mais mortal das infrações e ações de perigo, a ultrapassagem em vias não permitidas tem só no ano de 2020 um taxa de morte de acima de 300 pessoas em 1.080 casos de incidentes.
Assim, apresenta uma crescente que chega perto de 1.5 % se comparado o ano de 2018 a 2020.
Desobediência à sinalização
Se questiona sobre a necessidade de certas leis de trânsito e ou controle de velocidade, como no caso do radar e seu funcionamento, no entanto, respeitar a sinalização além de ser lei é um ato de empatia.
Como resultado, no ano de 2020 a sinalização poderia ter prevenido uma média de 1.029 mortes e 9.219 acidentes no brasil.
Velocidade Incompatível
Cada tipo de via tem uma velocidade, pois neste meio pode acontecer muito fluxo de carro ou pessoas, ser um local com grande índice de incidentes ou um perímetro urbano, além disso, tem estudos por trás dessa sinalização.
Por velocidade acima da permitida foram identificas 712 vidas perdidas em 5.817 acidentes, que infelizmente não se evitaram.
Conclusão
Por fim, tendo em vista os dados mostrados e o aumento crescente dos acidentes é importante que se faça a direção defensiva, na busca por uma menor taxa dessas situações.
Os dados foram identificados no atlas de acidentes do Brasil, e para mais informações sobre direção defensiva clique aqui.
Veja Também!
Saiba por que o Fusca é uma paixão nacional