Com a pandemia, o setor automobilístico foi muito afetado, como a maioria dos demais setores. Uma das consequências disto foi o fato do aumento do preço de carros novos, e nem os populares ficaram de fora. E somando ao fato de algumas concessionárias estarem sem carros novos, isso acarretou no fato de os consumidores optarem pela compra de carros seminovos ou usados, pelo seu preço ser (um pouco) menor.
Além dos preços altos, ainda tem a demora para entrega das peças.
E com isso, em via de regra, carros de modelos mais antigos exigem mais reparos. Porém, ao procurarem pela peça que precisam, os consumidores não estão topando somente com o preço que está alto, mas com a demora para entrega destas peças. E isto se deve a alguns fatores, que quando juntos, viram uma imensa bola de neve.
Um desses problemas são a falta de insumos. Aqui no Brasil, não tem disponível todos os insumos necessários para a produção de peças que as montadoras precisam, e com isso, precisam recorrer para a importação, o que leva a outros problemas.
E assim, como esperado e mais comentado, é a alta do dólar. Com a inflação sendo uma das mais altas do mundo e o real desvalorizado, as empresas ao exportar os insumos dos países como a China, por exemplo, pagam mais caro, tanto pelos produtos, como pela taxa de entrega, o que faz encarecer ainda mais estes produtos.
E ainda falando de importação.
Temos a questão do tempo de entrega. Afinal, as importadoras não atendem somente ao nosso país, com isso devendo equilibrar a demanda do mercado. E claro, também há o tempo de entrega, haja vista que vem pelo mar.
Por último, ainda há o fato da falta de confiança das montadoras com as produtoras de peças aqui do Brasil. Pois por aqui, ainda há o fato de cobrarem o mesmo preço de uma peça importada e não têm a mesma qualidade, disse o diretor da Jato Dynamics em entrevista à Rádio Bandeirantes.
No final das contas, resta aos condutores sentar e esperar, além de cruzar os dedos para que suas peças cheguem o mais rápido possível.
Veja também!
Decerto que descansar o pé no pedal da embreagem é bom né, mas pode custar caro confira!
Confira os motivos que fazem o brasil está no top 5 entre os países mais caros para se ter um carro.
Veja como a Apple pretendendo entrar no ramo do automobilismo com a AppleCar