O uso dos carros está mudando cada vez mais, pois nem todos querem comprar um veículo, afinal, tem outras maneiras de usufruir de um carro sem gastar tanto, que é o caso do câmbio Carsharing.
Dito isso, vamos conferir como você pode ser dono de um carro novo por algumas horas.
Com o passar do tempo, o carro deixou de ser apenas uma forma de se locomover, mas sim um prêmio, um objeto de ostentação.
Além disso, os motoristas de hoje veem como um carro pode cobrir muitas despesas, como impostos, seguros, pedágios e manutenção cara.
É com o carro que você pode, ainda, aproveitar novas oportunidades de negócio, no caso das empresas que visam o transporte individual, a exemplo da Uber e 99 Pop.
Conceito e origem do termo carsharing
Neste momento inicial, é interessante trazer o conceito e origem do termo carsharing. Como o termo está no idioma inglês, ao traduzir para o português, temos “compartilhamento de carros”
Nesse sentido, destaca-se que essa modalidade surgiu no ano de 1958, na Bélgica. No entanto, apenas nos anos 2000 que o conceito amadureceu e se popularizou, em especial no Estados Unidos.
Desse modo, o primeiro objetivo desse sistema é diminuir a quantidade de veículos nas cidades – por consequência, visa reduzir a emissão de gases, como o dióxido de carbono.
Em geral, podemos ver o carsharing como um modelo de aluguel de veículos, porém funciona de forma diferente do tradicional em relação ao aluguel de veículos usual.
Surgimento do câmbio carsharing no Brasil
O início do carsharing no Brasil teve como o marco o surgimento da empresa Zazcar, em 2009. Em seguida, outras empresas seguiram o exemplo, como a Olacarro (em 2015) e a Pegcar, no mesmo ano.
Hoje, os negócios desse segmento que são mais recentes são a Parpe, a Moobie e Urbano.
Por isso, o país aproveitou esse sistema a partir de 2017, quando começamos a compartilhar veículos 100% elétricos, sem emissão de gás carbônico, cujo protagonista nesse caso é a empresa VAMO, em Fortaleza.
Benefícios do câmbio carsharing
Por fim, é interessante trazer alguns dos benefícios do carsharing, onde o principal é a diminuição do uso de transportes coletivos e uma melhor relação com o meio ambiente. Confira outras vantagens:
- Reduzir a quantidade de veículos nas estradas;
- Diminuir a emissão de gases poluentes;
- Incentivar o consumo consciente;
- Diminuir o stress;
- Economizar, já que não precisa investir no carro próprio.
Inclusive, com o mesmo conceito de compartilhamento, surgiu o Airbnb, no segmento de hospedagem. Assim, vemos como a divulgação desse termo pode ser benéfica.
Gostou deste artigo? Então veja também:
Descubra as principais vantagens de ter um carro com teto solar!
Chevrolet Onix Joy Plus 2020, vale a pena?
BYD HAN o sedã elétrico chinês que esgotou no Brasil em menos de um mês!
10 melhores carros com teto solar em 2022, confira lista!
Carsharing: Uma nova de ter um carro, veja!
Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?
Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e decerto troca de experiências.