O carro elétrico é um protótipo e ainda não foi desenvolvido antes de entrar em produção, mas já está dando algumas respostas sobre a retira do CO².
Um carro elétrico desenvolvido por estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, demonstrou ser capaz de capturar dióxido de carbono (CO²) do ar durante a condução.
O protótipo, chamado Zem, usa um filtro especial que capta e armazena o CO², o grande vilão do aquecimento global.
Segundo os alunos, o carro absorveu o equivalente a 2 kg de CO₂ por 20.000 quilômetros rodados.
A TU/ecomotive, equipe estudantil responsável pelo projeto, argumenta que se todos os carros fossem elétricos e tivessem a mesma capacidade de capturar CO², os problemas climáticos seriam muito menores.
Isso é fato: existem mais de 1 bilhão de veículos no mundo, e a grande maioria ainda emite uma quantidade significativa de poluentes na atmosfera.
Honda impressiona com motor híbrido no novo Civic 2023, 25km por litro e um designer incrível, assista o vídeo rápido que separamos para você!
Retira do CO² do carro & sustentabilidade
A Zem ainda é incipiente, dizem os alunos, e ainda não tem todas as respostas para alcançar a sustentabilidade desejada.
A eliminação do dióxido de carbono aprisionado é um dos principais problemas que enfrentam, onde o usuário colocaria esse componente?
A TU/ecomotive espera que no futuro o CO² possa sdepositar em pontos de coleta em postos de abastecimento de energia enquanto o veículo carrega sua bateria ao mesmo tempo.
Outro problema de projeto é que o filtro precisa trocar a cada 300 km!
A equipe está trabalhando para aumentar a capacidade de armazenamento de CO² para que o veículo possa contribuir ainda mais no combate à emissão de poluentes.
A principal expectativa do grupo é produzir todo o carro elétrico livre de CO², ou seja, neutro para o clima.
Algumas peças já estão sendo produzidas dessa forma: o chassi e as partes da carroceria do Zem, por exemplo, são feitos com impressão 3D.
O Fiat uno 2023 volta em grande estilo! Como SUV, será o maior vilão do segmento que mais cresce no país.
Além disso, a equipe de alunos está imprimindo plásticos recicláveis que podem ser triturados e reutilizados em outros projetos.
A ideia de capturar CO₂ está ganhando força como uma das muitas soluções para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
Também nesta luta estão os carros elétricos a bateria, as energias renováveis e os movidos a hidrogénio.
Gostou, afinal? Então veja também!
Ford testa nova tecnologia geofencing que revoluciona o trânsito
Renault Kwid E-tech: Carros elétricos chegam ao Brasil
Fiat Fastback será o novo Fiat Pulse, veja!
Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?
Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.