Com design fora do padrão e um bom pacote de conteúdo, o Citroen C4 Cactus Shine 1.6 THP tem fortes argumentos para conquistar as preferências do consumidor
O SUV compacto se tornou a melhor opção para quem busca conteúdo e não quer ficar de fora da tendência do mercado.
É o segmento mais competitivo do mercado com uma vasta gama de modelos e nessa batalha pela preferência do público está o Citroen C4 Cactus.
Testamos o top de linha Shine 1.6 THP e destacamos cinco grandes recursos deste utilitário que concorre com concorrentes de peso no mercado.
A lista inclui modelos como Jeep Renegade, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta, além do Caoa Chery Tiggo 5x Pro e primo Peugeot 2008, todavia o francês de Kings Landing tem seus trunfos.
Listamos os melhores carros com teto panorâmico, os 10 principais modelos atualizado.
Os 5 motivos para para apostar no SUV da Citroen são: Estilo, motor e trasmisão, segurança, interior e equipamentos.
Estilo
O design do SUV segue uma receita mais do que usada, sendo então com suspensão alta, grandes cavas das rodas, frente vertical, capô horizontal e traseira alta e todo mundo segue esta caixa.
O C4 Cactus rompe com este modelo padronizado e o SUV francês tem formas arredondadas acentuadas pela ótica de três níveis e pela grade do radiador.
De perfil, a silhueta também desafia o convencional, com pontas arredondadas, sem vincos e sulcos colocados para mostrar a musculatura do jipe.
Destaque para as tiras plásticas nas portas e o bagageiro, que parece uma tábua sobre a carroceria de perfil.
O modelo também dispensa a terceira janela espiã e conta com um pilar C mais cheio, assim na traseira, o visual é minimalista. As lanternas seguem a mesma linha estética.
Este é definitivamente um design que rompe com o dogma da utilidade!
Motor e transmissão
A cereja no topo do bolo C4 Cactus é o motor 1.6 THP e a unidade desenvolvida pela PSA em conjunto com a BMW é uma velha conhecida do mercado.
No Cactus, esse motor entrega 173 cv e 24,9 kgfm de torque e é uma das opções mais potentes do mercado, e é basicamente perdendo apenas para a unidade Renegades 185hp GSR 1.3.
A unidade está emparelhada com uma transmissão automática de seis velocidades que garante mudanças rápidas de marcha.
Tudo isso faz do Cactus um carro inteligente em todas as situações, logo a faixa de torque disponível em baixas rotações dá ao SUV a elasticidade para acelerar rapidamente ao ultrapassar e a potência para acelerar em baixas rotações quando a energia não é necessária.
Tudo isso leva a um consumo muito moderado e abastecido com gasolina, o pequeno Jeep atinge um valor médio de 10,4 km/l na cidade e na autoestrada.
Carro no valor de 40 mil ainda é possível, confira está lista pensada no custo beneficio.
Equipamentos
Todo SUV compacto que quer se destacar no mercado precisa de um bom conteúdo de oferta de pacote. O brilho do cacto C4 1.6.
A versão é equipada com direção elétrica, ar-condicionado digital, multimídia (com câmera de ré, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, USB e Bluetooth).
O pacote também inclui bancos com acabamento em couro, partida sem chave, vidros elétricos e retrovisores.
O acabamento segue o padrão da indústria, com amplo uso de plástico rígido, todavia a montagem é meticulosa e a combinação de materiais garante um estilo confortável.
Um ponto que entra em conflito é o painel de instrumentos e a Citroën oferece um display digital, mas muito distante da sofisticação de seus concorrentes de cluster.
É um daqueles com posições delimitadas, como um relógio digital!
Segurança do Citroen C4 Cactus
O cesto de segurança Citroen C4 Cactus não é o recheado, mas também não deixa nada a desejar.
O modelo conta com seis airbags, controles de tração e estabilidade e freios ABS, o que não foge à regra dos segmentos Trival.
Mas ainda oferece uma seleção de tipo de terreno e com esta função você pode adaptar a distribuição de torque à aderência do solo.
Ou seja, evita que o carro derrape em uma pista de baixa aderência e interfere no controle direcional do motorista.
A lista de assistentes de condução inclui itens como aviso de colisão e aviso de saída de faixa.
Não há ferramentas como controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ou frenagem de emergência ou assistentes de manobra.
Itens que já podem ser oferecidos em utilitários compactos, mas são bem mais caros!
Interior do Citroen C4 Cactus
O C4 Cactus oferece bom espaço interno para quem procura um carro familiar, leva quatro adultos com um bom nível de conforto.
Quem viaja de costas tem bom espaço para as pernas e para a cabeça e não se esfrega no teto, assim um terceiro passageiro na Classe Econômica afeta o conforto.
Mas para quem tem família com dois filhos, o local é mais do que satisfatório e há duas cadeiras de criança Isofix no banco traseiro.
O porta-malas tem um volume de 320 litros, longe de oferecer o espaço de bagagem de um sedã, segue o mesmo volume das principais referências do mercado.
Inovação para o sedan, ficha técnica e analise. Confira tudo sobre o Elantra 2021.
Conclusão
O C4 Cactus Shine THP 1.6 não é um carro barato, portanto a versão custa a partir de R$ 142.390, todavia a linha SUV tem preços iniciais de R$ 106.290.
É um SUV que oferece um bom pacote de conteúdo, tem um estilo diferente do tradicional e se caracteriza pelo seu motor.
A nova tendência do mercado são os SUV carros com teto solar, confira também os hatch e sedãs mais cobiçados.
Gostou, afinal? Então veja também!
Pesquisa diz que os americanos querem um carro da Apple
As vendas da Citroen em 2021 já superam as vendas totais de 2020
Mercado de automóveis em queda, menos para a Caoa Chery que cresce em agosto
Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?
Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.