Como calibrar os pneus do carro, a forma mais correta

Como calibrar os pneus do carro

A calibragem dos pneus do seu carro precisa ser realizada de forma semanal ou quinzenal, por isso deve ter cuidado como calibrar os pneus!

Isso mantém os elementos do pneu com a quantidade adequada de ar, garantindo a segurança e eficácia dos pneus, o que inclui a economia de combustível.

Por isso, entenda a seguir como calibrar o pneu e onde encontrar a pressão para o seu carro – para os casos de estrada, cidade, com ou sem peso.

Com base no que a empresa Bridgestone esclarece ao seu público, saber qual a pressão correta é essencial para conservar uma boa dirigibilidade e menor desgaste.

Isso sem contar com o aumento da economia, segurança, e diminuição da emissão de CO2 no meio ambiente.

Marea meme –  Entenda porque o Fiat marea é um meme hojte em dia, aliás confira os melhores memes.

De acordo com José Carlos Quadrelli, gerente geral da Engenharia de Vendas da Bridgestone, o condutor deve ter atenção com a calibragem do pneu tendo em vista que ele é o elo entre o carro e o solo.

Como é possível calibrar os pneus do carro?

A calibragem precisa ser feita com os pneus frios (não rodando mais do que 3 km até onde você saiu).

Não se esqueça de que o estepe deve ser verificado e devidamente calibrado e para este componente reserva, coloque uma pressão com até 5 psi acima da pressão das rodas usadas.

Sabendo qual a pressão ideal para o seu veículo, você precisa seguir os passos:

  • Coloque o número da pressão no visor do calibrador;
  • Remova a tampa da válvula;
  • Aperte a trava do calibrador (se houver);
  • Encaixe a mangueira na válvula;
  • Aguarde o apito que indica quando chegar a pressão definida; e
  • Volte com a tampa da válvula.

Onde é possível encontrar a pressão adequada dos pneus?

O dono do carro deve checar todas as semanas a pressão dos pneus, assim, a calibragem é indicada pelo fabricante.

Essa informação está no manual do proprietário, na parte interna da tampa do bocal de combustível ou na carroceria – do lado da porta do motorista.

Desse modo, a pressão dos pneus vai variar com base no peso!

Analisamos a Toyota etios 2022!Dividimos opinião sobre seu desempenho e design, confira os motivos.

Consequências da falta de calibragem

Aliás, se você não calibrar o pneu, isso pode trazer alguns danos ao carro, como os seguintes:

  • Perder a aderência ao solo;
  • Risco de desencaixe da roda;
  • Deterioração da estrutura do pneu em razão do aquecimento ao longo a rodagem;
  • Instabilidade do veículo;
  • Esforço do motor, o que aumenta o consumo de combustível; e
  • Emitir maiores quantidades de CO2.

Como calibrar os pneus que teve o tamanho das rodas alterados?

No entanto, nem sempre a pressão dos pneus determina-se com base no tamanho das rodas – e sim pelas suspensões, rodas e conforto.

Com a alteração do tamanho, o dono do carro perde a referência, assim para isso, o ideal é que você mantenha a indicação original.

Gostou, afinal? Então veja também!

VW Virtus é registrado no Brasil e vai estrear em 2023 com motor forte

Renault Kwid E-Tech volta ao titulo de carro elétrico mais barato do Brasil

Cinto de segurança para cães: Ford trabalha em patente

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e, além disso, ficar por dentro das novidades?

Portanto, faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário