Os preços dos combustíveis não param de subir. Veja como ter uma condução econômica!
A cada dia que passa recebemos notícias do tipo ‘’A gasolina terá um novo aumento’’, isso não só com a gasolina, mas com o combustível em geral. Tudo o que puder fazer para ter uma condução econômica vale a pena.
Assim como você nós já não aguentamos mais esses aumentos descontrolados, quando será que iremos ter uma correção justa no preço do combustível?
Bom, enquanto esse reajuste em prol da população não chega, o que nos resta é nos adaptar e buscar soluções para economizar o máximo que pudermos.
Segundo a Renault, a maneira de conduzir, apenas, é capaz de reduzir em até 10% o consumo de combustível.
E outros cuidados, como manutenção em dia, calibragem de pneus, balanceamento de rodas, troca de óleos, velas e cabos no período correto, pode acarretar em mais 10% e redução no consumo.
Se você costuma dirigir bastante, saiba que existem alguns maus hábitos que aumentam o consumo da gasolina.
Listamos abaixo 5 hábitos que se você tem ao dirigir, estará perdendo ainda mais dinheiro para os postos de combustíveis!
5- Não encher o Tanque até a boca e também, não andar na reserva.
Quem nunca viu aquela promoção nos postos de combustíveis, e logo tratou de completar o tanque, isso é o que muitos fazem.
Mas é importante dizer que andar com o tanque quase ao transbordar ou na reserva, é um dos hábitos que fazem mal à saúde do veículo, além de aumentar o consumo.
Encher o tanque até a boca, pode causar danos ao canister, que é um filtro com carvão ativado cujo sua função é reter os gases provenientes da evaporação do combustível.
O filtro fica localizado próximo ao tanque e quando encharcado perde sua eficiência. Portanto, o correto é parar o abastecimento assim que o gatilho for desarmado.
Além disso, rodar com o tanque cheio, aumenta o peso do veículo e reduz a capacidade máxima de sua eficiência. A cada 100 kg, o consumo pode aumentar em até 6%.
Outro mau hábito é andar com o carro na reserva.
Andar com o tanque vazio, resulta em mais espaço para evaporação do combustível, sendo assim, a taxa de perda por evaporação sobe consideravelmente.
Um outro risco ao andar com o carro na reserva é, pane seca, muitos não sabem, mas Pane seca pode resultar em sérios danos mecânicos ao veículo e também em multas de trânsito.
2- Carro Pesado
Assim como mostramos acima, quanto mais pesado o veículo estiver, maior será o seu consumo.
Então, se você costuma carregar peso desnecessário em seu veículo, é melhor tratar de retirar, pois irá doer no seu bolso.
3- Dirigir feito piloto de corridas
Acelerar e frear de forma brusca também contribui para o aumento de consumo de combustível. Além de diminuir a vida útil dos discos de freio, pneus e também desgaste do motor.
É recomendado que o condutor freie e acelere de forma suave, para que nenhum desses itens tenha pouca durabilidade.
4- Preços baratos demais
Preço baixo não quer dizer que o produto esteja adulterado, mas é preciso ficar atento.
As consequências de abastecer com combustíveis adulterados são rápidas, e aparecem logo na perda de performance do veículo.
De caro, já basta a gasolina, agora, imagina uma manutenção no motor por uso de combustível adulterado? Pois é, zero condução econômica.
5- Dirigir com o Motor Frio
É necessário que o motor atinja uma certa temperatura para que o calor expanda os componentes, proporcionando condições ideais para um bom desempenho, funcionamento e lubrificação.
Andar com o motor frio, por períodos curtos que seja, que não permita que o motor aqueça o suficiente, acelera o desgaste e aumenta o consumo.
O ideal é utilizar daquela velha técnica de ligar o veículo, aquecer o motor por alguns minutos e aí sim, seguir com o deslocamento.
Veja também…
Os carros mais odiados pelos mecânicos!
As desvantagens de se ter um SUV.