Conheça agora os impactos do 5G na fabricação dos carros no Brasil!

5G

O 5G ainda está em sua infância no Brasil, no entanto, alguns ramos da indústria já estão de olho nas vantagens que a quinta geração de tecnologia pode trazer.

É o caso da indústria automotiva, que está realizando estudos e negociando com outras empresas como levar o 5G para as fábricas de veículos.

A pesquisa Accenture Industry X indica que a produtividade das montadoras pode aumentar em até 15% com a introdução desta nova fase das redes móveis.

É o caso do projeto piloto desenvolvido em parceria com a Tim e Stellantis, que utiliza a tecnologia 5G em sua moderna fábrica de Goiana (PE), onde são produzidos Fiat Toro e Jeep Renegade, Compass e Commander.

Este projeto se realiza em colaboração, para o desenvolvimento de um sistema de controle de qualidade que utiliza informações na nuvem e inteligência artificial.

Tudo isto para identificar cada veículo que passa pela linha de montagem e ainda detectar eventuais erros nos processos de produção.

A planta de Pernambuco está conduzindo de certa forma o desenvolvimento e aprimoramento da rede 5G, com a Tim afrente do provedor de telecomunicações responsável pela infraestrutura e rede 5G.

A Accenture cuidando da integração da rede com recursos de automação de imagem e análise de dados.

5G como saída para a melhora do mercado automotivo?

Pois, ao aperfeiçoar os processos digitalizados, os fabricantes de automóveis podem rastrear ativos e produtos com mais facilidade.

E as informações em tempo real sobre os processos podem contribuir para a tomada de decisões mais rápida e previsões de erros mais precisas.

Por fim, o lançamento do 5G em geral também permitiria maiores economias de custos para os fabricantes.

Essas economias poderiam então ser reinvestidas no desenvolvimento de produtos e pessoas, bem como em recursos que contribuam para mais agilidade nos processos e acelerem a produtividade das montadoras.

Com essa mudança, a empresa então acredita que a tecnologia pode ajudar a indústria automobilística brasileira a voltar ao patamar em que estava há algumas décadas.

Esta então quando ocupava o 7º lugar no mundo em fabricação e 6º em registro de veículos.

Gostou deste artigo? Então veja também:

SUV GWM é o primeiro carro da montadora no Brasil, saiba mais!

Carros péssimos pela EURO NCAP, veja e não caia na roubada!

Nova regra de uso de capacete! É piloto? Veja mais sobre o assunto.

Dicas infalíveis para seu carro com GNV!

Saiba quais são os carros de luxo com 7 lugares!

Quer ler mais sobre assuntos do mundo dos carros e ficar por dentro das novidades?

Faça parte do nosso grupo do facebook, CarroNosso, um lugar para informação, discussão e decerto troca de experiências.

Jonny Brizio

Vendedor de formação, empreendedor por vocação e entendedor de carros por paixão. Este é o autor deste blog, Jonny Brizio, nascido em 1994 no Rio de Janeiro.
Curiosamente, louco por carros desde os 6 anos, mesmo que não haja ninguém na sua família que compartilhe tão profundamente deste sentimento avassalador.
Cresceu assistindo na TV, os programas “Auto esporte”, “Vrum”, “Auto+” o qual ele assistia religiosamente todos os episódios.
Apesar de todo conhecimento técnico teórico adquirido no programa da TV, junto a artigos e livros já ser grandioso e surpreendente, estava na hora de colocar em prática tudo o que aprendeu e começar a se destacar.
Aos 15 anos, ele decidiu trabalhar em uma oficina mecânica! Lá, Jonny aprendia sobre a mecânica das máquinas e adorava manobrar os carros do clientes, já que o seu pai não o permitia dirigir até que fosse maior de idade.
Sobretudo, as suas habilidades de direção quase que perfeitas em alta velocidade, impressionavam seu pai, que permitia-o dirigir em casos de emergência.
Por fim, aos 18 anos ele pôde desfrutar da sua liberdade por causa da sua independência, onde tivera a oportunidade de dirigir diferentes carros, seja por locadoras ou carros de amigos.
Todavia, junto com toda esta liberdade vem também a responsabilidade. Sendo assim, Jonny decidiu trabalhar com carros, já que a paixão corria em suas veias em todos os aspectos da sua vida.
Por isso, cresceu na carreira e virou consultor de seguros automotivos, onde recebe ligações quase todos os dias para proteger um bem tão essencial na vida de uma pessoa: O carro. Este, aliás, que chega a ser quase um filho para algumas pessoas.
Embora ainda não realizado, decidiu então criar este blog sobre carros, onde compartilha sua bagagem de conhecimentos profundos junto com as noticias que acontecem no momento.
Portanto, este trabalho é oriundo de talento, persistência e um sonho! Grandes vitórias, exigem grandes dedicações, por isso, espera-se que cada leitor absorva cada artigo de forma que venha a acrescentar tanto quanto acrescenta na vida do autor.
Saudações,

Deixe um comentário