Manter em alta a exportação de automóveis ao longo da pandemia do novo coronavírus é um grande desafio, e seria o Brasil capaz disso?
No ano de 2020, uma crise global começou com o contágio devastador do novo coronavírus, a saber junto a uma grande variação na economia, no meio social e no de exportação de automóveis.
Contudo o mercado de exportação de automóveis, anos antes dos primeiros casos comprovados do novo coronavírus, mostrava uma lenta queda, no entanto, viram seus números de exportação cair.
Setores impactados, são exemplos:
- Meio produtivo
- Logística
- Comercial
Diretamente ligada à exportação a falta de matéria prima para suprir as demandas levaram a exportação a cair, tendo em vista que não tem previsão de quando a economia viria a se estabilizar.
A falta de previsão da economia brasileira no combate ao novo coronavírus aumentou as taxas e a insegurança quanto a exportação voltar ao normal.
Infelizmente muito motivado por crises politicas internas e externas.
Efeitos e adaptação
Primeiramente, as demandas de entregas de produção em sua maioria foram paradas ou adiadas.
Com o passar dos picos, aos poucos uma retomada começou nos meios de produção, mas ainda mostram desafios.
Na parte de chão de fábrica os desafios não diminuíram, portanto, elevaram os níveis de se adequar, frente às dificuldades de logística e quantidade de matéria prima.
Assim, ações como a substituição de matéria prima, fazem com que aconteça uma reformulação do produto.
Em números, a taxa de exportação no ano de 2019 terminou com um total de 44.188 unidades. Já no ano de 2020 ocorreu à diminuição para 33.992 unidades de automóvel exportado.
Por fim, podemos concluir que o coronavirus foi um acontecimento destruidor, deixando assim, pessoas com mais dificuldades de comprar carro devido ao medo do futuro e as altas taxas do mercado.
Finalmente, esperamos que a situação melhore e a oportunidade de comprar um carro novo aconteça para todos.
E aí? Você deixou de comprar um carro devido ao virus? Deixe seu comentário!!
Veja também!
Fusca, uma paixão nacional, entenda!