O balanceamento e a geometria dos veículos são manutenções de rotina, mas são diferentes, entenda. São manutenções Fundamentais para sua segurança e conforto, necessitam de atenção. Mas, quais as importâncias e quando se deve buscar pelo serviço especializado?
Desalinhamento das rodas e ou vibrações incomuns são alentas para que se realize a manutenção do seu veiculo, ou seja, buscar pelo alinhamento e ou o balanceamento.
A diferença entre balanceamento e geometria é um conhecimento pouco difundido, que pode ainda se se agravar em casos da não realização da manutenção preventiva. Contudo, ao fim desta matéria você será capaz de diferenciar e buscar por uma manutenção preventiva especializada.
O que é a geometria do carro e qual a sua relação com a preservação do veículo ?
A geometria do carro é definida como o alinhamento entre as peças do carro e o pneu. Esta configuração, que inclui a direção, o ângulo de camber e o caster, é fundamental para o bom funcionamento do carro, pois permite que as rodas se movam de forma correta e segura, garantindo assim a estabilidade e segurança.
A geometria do carro também tem um papel fundamental na preservação do veículo, pois, quando ela está desalinhada, as rodas não se movem corretamente, o que causa desgaste indevido dos pneus e das partes da suspensão. Ou seja, o desgaste é um dos fatores que causam o desalinhamento e o mau funcionamento do carro.
Outros fatores são;
- Colisões
- Troca de pneus
- Acúmulo de desgaste do veículo
- Envelhecimento das peças
Quando realizar a manutenção preventiva do Balanceamento e da Geometria ?
Para evitar os problemas causados pelo desalinhamento, é recomendável fazer a geometria do carro periodicamente. Além disso, a geometria do carro deve ser feita sempre que ocorrerem colisões, quando for necessário trocar os pneus ou quando surgirem sinais de desalinhamento, como o carro puxando para um lado ou a vibração nas rodas.
Sendo assim, somente uma geometria correta permite que o veículo se mova de forma segura e eficiente, preservando assim o carro e oferecendo segurança no dia.
Do mesmo modo o balanceamento deve ser realizado periodicamente, deve ser feito normalmente a cada 10.000 km percorridos ou após 1 ano (o que vier a ocorrer primeiro), no entanto a diferença entre balanceamento e a geometria (Alinhamento) que foi explicado acima.
O balanceamento é importante para os pneus do carro ?
O balanceamento dos pneus é processado ao ajustar o peso dos pneus para que eles rodem de forma uniforme e sem vibração.
Responsável direto pela estabilidade dos pneus e é fundamental para o conforto e segurança. Pois bem, somente a manutenção preventiva e o balanceamento realizados com profissionalismo são capazes de garantir o bom funcionamento do veículo e, assim, evitar as trepidação indesejada.
As trepidações podem ocorrer em diversas partes do carro, como;
- Trepidação do volante
- Bancos
- Painel
- Acessórios
- Piso do carro
É sabido que a manutenção preventiva é importante e deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante. Porém, poucas pessoas sabem em quais outras situações é importante fazer o balanceamento do veículo.
Como por exemplo, quando você troca o conjunto de pneus por novos, é importante lembrar de balancear os pneus para garantir uma viagem estável e segura. O balanceamento dos pneus também pode ajudar a prolongar a vida útil dos pneus.
Por fim, é importante que você verifique seus pneus periodicamente e faça o balanceamento quando necessário. Isso ajudará a garantir que você tenha uma boa experiência de condução, aumente a vida útil dos pneus e mantenha seu veículo seguro.
Este artigo foi produzido em colaboração com a KD Minha Oficina. Entre em contato, faça um orçamento
gratuito para um serviço especializado.
Acesse também as redes Sociais da KD Minha Oficina – Solicite orçamentos e agende serviços com as melhores oficinas.
Não deixe de visitar sempre o CarroNosso, um lugar para informação, discussão e troca de experiências, confira nossas redes socias.