Na busca por eficiência e níveis certos da temperatura e funcionamento do motor, é preciso que aconteça a troca de calor, tanto quanto sua criação pela combustão. E nesta busca, o líquido de arrefecimento tem papel principal.
Confira mais sobre o uso desse líquido tão importante.
O funcionamento do motor acontece pela combustão, ar- combustível, e com fruto desta combustão ocorre o aquecimento, geração de calor no motor e no sistema de propulsão do carro.
Sendo assim, para que não aconteça a sobrecarga de calor nesse ciclo é preciso um meio de resfriar, o que chamamos de liquido de arrefecimento.
![Liquido de arrefecimento](http://carronosso.com/wp-content/uploads/2022/01/fluido-para-radiador.jpeg)
Como é um líquido de arrefecimento?
Qualquer líquido usado para o resfriamento do motor, chamanos de líquido de arrefecimento, sendo assim, é possível que se veja simples água sendo chamanda de liquido de arrefecimento.
No entanto, tem outros tipos de líquidos usados para o resfriamento, que não são apenas água, como, por exemplo:
- Água com aditivos
- Agua desmineralizada
- Aditivos especifico
Tipos de Arrefecedores e seu sistema
Com a função de não ser corrosivo ao sistema de resfriamento, eles são compostos por água desmineralizada e aditivos químicos, o que faz um liquido anti-incrustante, anticorrosivo e antiespumante.
Água com aditivos – A água sozinha já faz a troca de calor.
No entanto, como se trata de um motor em plena combustão e altas temperaturas, acontece de colocar mais elementos que aumentam a absorção de calor.
Assim, acontece o resfriamento mais rápido pelos ventos da ventoinha, como também a lubrificação do sistema de arrefecimentos do carro.
Com a mesma função e intenção, mas em casos específicos acontece de uma montadora ter um líquido arrefecimento único e específico, por vezes dando uma maior conservação ao funcionamento do líquido.
Seu sistema de funcionamento ocorre junto de alguns sistemas principais, sendo de forma básica por 7 componentes:
- Bomba d’ água
- Válvula termostática
- Reservatório
- Radiador
- Aditivo
- Sensor de temperatura
- Eletro ventilador
Conclusão sobre o líquido de arrefecimento
Por fim, um sistema importante e um item fundamental para que não aconteça o superaquecimento do carro, é muito relevante voltar a atenção para o resfriamento do carro.
Tem situações onde é importante estar com liquido de arrefecimento em bom estado e sempre que acabar, colocar de novo no nível ideal.
No final, todas as partes do carros devem sempre estar em manutenção para o bom funcionamento. Na dúvida, procure um mecânico de sua confiança para dar oma olhadinha no seu carro.
Portanto, é sempre melhor errar pelo excesso do que pela falta, ou melhor, antes o carro ficar ruim do mecânico do que você ficar a pé.
Assim, veja também outras matérias que achamos que vai gostar!
Saiba como andar de maneira econômica, afinal seu bolso agradece!
Consegue analisar um anuncio e ter certeza do que está vendo lá não né. Chega mais!
Então me diz sabe o que fazer se seu carro automático descarregar a bateria ?
Carro usado, veja o que verificar antes de comprar.